A nova direção do shopping Pátio Higienópolis informou dia 17 que os sócios e lojistas "estão surpresos e perplexos" com as denúncias de irregularidades envolvendo o local, que corre o risco de ter o alvará de funcionamento cassado pela prefeitura. Por meio de nota, o shopping afirma que o contrato com as garagens externas foi "celebrado de forma legítima e na melhor forma do direito."
Na semana passada, Daniela Gonzalez, ex-executiva da BGE, braço da Brookfield que administrava o shopping até o final de 2011, disse à Folha que o empreendimento forneceu, em 2008, documento falso à prefeitura atestando o número de vagas.
O contrato foi aceito mediante pagamento de propina, segundo a ex-executiva. A BGE nega as irregularidades.
Pelo documento, o shopping teria, além das 1.524 vagas no local, outras 470 em dois outros estacionamentos.
O papel, que segundo Daniela é falso, venceu em 2011. Após fiscalização da prefeitura no dia 15, o shopping apresentou novo contrato, assinado naquele dia, renovando o convênio com as empresas.
Uma delas fica a um quilômetro do shopping.
"Inexiste qualquer ilegalidade no fato de as vagas distarem mais de 200 metros do Higienópolis, uma vez que há manobristas à disposição para levar os carros da clientela até lá e buscá-los."
Questionado se os manobristas já estão à disposição, o shopping informou que "o contrato com o estacionamento terceirizado foi renovado na semana passada". "Logo, o sistema está habilitado e funcionará na medida em que for necessário."
Dia 17, porém, a Folha esteve no shopping entre as 17h30 e 18h e conversou com três funcionários ligados ao estacionamento. Todos disseram que desconhecem o serviço.
Já nas garagens conveniadas (na rua Itacolomi, 682, e Maranhão, 371), a informação é que não há convênio.
Foi a primeira manifestação da nova administração que assumiu o Higienópolis no final de 2011 no lugar da BGE, do grupo Brookfield.
Nova direção
A nova direção é ligada aos sócios detentores de 70% do empreendimento (Agropart, Art Walk, Braz Empreendimentos, Fundação Conrado Wessel, Niko Participações e Rio Bravo). Os outros 30% continuam com a Brookfield.
"Os lojistas, sócios e administradores não têm qualquer compromisso com eventuais erros cometidos no passado por terceiros", diz a nota.
Prefeito diz que poderá cassar alvará de prédio
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse dia 16 que o shopping tem 15 dias para tentar provar a legalidade do contrato com estacionamentos. Caso não consiga, deverá ter cassada sua licença de funcionamento.
De acordo com o subprefeito da Sé, Nevoral Alves Bucheroni, essa cassação poderá ocorrer após o término de um processo.
Na última sexta-feira, 15, a prefeitura multou em R$ 1,5 milhão o shopping por não ter apresentado documentos que comprovassem um contrato com dois estacionamentos.
Bucheroni disse que o shopping pode ter estacionamentos conveniados a mais de 200 metros de distância, desde que tenha manobristas para levar os veículos até lá, sem custo. "Estamos descobrindo agora que o shopping não estava levando os carros para esses estacionamentos."
Fonte: Folha de S. Paulo, 18 de junho de 2012

Categoria: Mercado

A lei de Gerson no trânsito (14/06/2012)

A sem-cerimônia com que agem muitos paulistanos, como se fossem donos das ruas, praticando em seu beneficio atos que são privativos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que por sua vez se omit (...)