O Indicador de Inadimplência do Consumidor subiu 6,2% em maio, na terceira alta consecutiva, informou dia 15 a Serasa Experian. Em relação a maio do ano passado, o aumento foi de 21,4%, abaixo da variação anual em abril, de 23,7%. Nos cinco primeiros meses de 2012, ante o mesmo período do ano passado, o índice apontou elevação de 20%, conforme noticiou O Estado.
Houve aumento da inadimplência em todos os tipos de dívida analisados, com destaque para a não bancária - cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços -, o que puxou a alta do indicador em março, ao subir 9% sobre abril. A contribuição das dívidas não bancárias para o avanço de 6,2% do indicador em maio foi de 3,6 pontos porcentuais.
A inadimplência com os bancos cresceu 3,1% (contribuição de 1,5 ponto porcentual), os títulos protestados apresentaram variação de 14,8% (0,2 ponto porcentual) e os cheques sem fundos subiram 9,2% (0,9 ponto).
O valor médio das dívidas não bancárias passou de R$ 314,74 para R$ 369,72, alta de 17,5%. O valor médio dos cheques sem fundos chegou a R$ 1.457,98 (11,9%), o dos títulos protestados subiu para R$ 1.399,04 (9,3%) e o das dívidas bancárias passou para R$ 1.293,09 (0,1%).
De acordo com a Serasa Experian, o crescente endividamento do consumidor e as compras parceladas para o Dia das Mães foram as principais razões para a alta da inadimplência em maio. Além disso, o mês teve mais dois dias úteis que abril.
Mais crédito
As operações de crédito da carteira total do Sistema Financeiro Nacional (SFN) deverão crescer 15,9% em 2012 e 15,7% em 2013, segundo a mediana das expectativas de 29 bancos consultados entre 8 e 12 de junho na Pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e Expectativas de Mercado. Os dados foram divulgados dia 15 pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e mostram queda ante as previsões de abril, que apontavam alta de 16,2% para 2012 e de 16%, para 2013.
As operações de crédito para pessoas físicas com recursos livres, segundo as previsões dos bancos, devem crescer 14,8% em 2012 e 14,7% em 2013. Incluindo consignado, o aumento será de 15,8% em 2012 e 14,8% em 2013. Para as operações de crédito pessoa física para aquisição de veículos, incluindo leasing, as previsões são de alta de 14,6% em 2012 e de 14,7%, em 2013. Em abril, eram de 14,9% para os dois períodos.
Para as pessoas jurídicas, o crédito com recursos livres deverá aumentar 14,8% neste ano, segundo a pesquisa. Para 2013, a previsão é de crescimento de 14,9%.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 16 de junho de 2012

A lei de Gerson no trânsito (14/06/2012)

A sem-cerimônia com que agem muitos paulistanos, como se fossem donos das ruas, praticando em seu beneficio atos que são privativos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que por sua vez se omit (...)

Conversas ao volante (16/06/2012)