A Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentou dia 15, na Rio+20, uma novidade para o transporte de passageiros. Na Rio+20, o transporte público que não polui é vedete. O ônibus verde é elétrico e também movido a hidrogênio. Mas tem outra novidade atraindo os olhares dos delegados de vários países. Parece até mágica, segundo o Jornal Nacional.
Imagine um trem capaz de andar a 100 km/hora, movido a energia elétrica, que não polui e custa 70% menos do que um metrô. É o MagLev Cobra, que transporta passageiros usando uma tecnologia disputada no mundo todo e que o Brasil está prestes a dominar.
O trem usa supercondutores: materiais que, a baixíssimas temperaturas, são capazes de criar um poderoso campo magnético que pode sustentar o vagão no ar e cheio de passageiros.
Um deles está em testes nos laboratórios da Coppe, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Uma bobina elétrica empurra o vagão para frente e para trás, sobre um trilho feito com imãs que repelem o material supercondutor preso na parte debaixo do trem. E o vagão viaja deslizando no ar a 15 milímetros dos trilhos.
Por enquanto, é preciso resfriar os supercondutores a menos 196 graus centígrados com nitrogênio líquido a cada 24 horas. Segundo os cientistas, o trem supercondutor entrará em funcionamento regular daqui a dois anos.
"Nós seremos o primeiro país no mundo a desenvolver um veículo para transporte urbano usando a técnica de levitação com supercondutores e imãs", afirma o coordenador do projeto, Richard Stephan.
Fonte: Jornal Nacional, 15 de junho de 2012

A lei de Gerson no trânsito (14/06/2012)

A sem-cerimônia com que agem muitos paulistanos, como se fossem donos das ruas, praticando em seu beneficio atos que são privativos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que por sua vez se omit (...)

Conversas ao volante (16/06/2012)