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Entre as queixas recebidas pela ouvidoria municipal de São Paulo, as reclamações sobre o transporte público foram as que mais cresceram em 2009. Em comparação com o ano anterior, houve alta de 88% na quantidade de críticas ao sistema de transporte da Capital. O número passou de 390 para 732. Em seguida, estão as reclamações relacionadas a buracos de rua (alta de 55%), jardinagem (38%) e perturbação do silêncio (19%). Apesar de terem registrado queda em 2009, as críticas à qualidade do atendimento e à iluminação pública ainda lideram o ranking das queixas (2.420 e 2.144 reclamações, respectivamente).
Segundo O Estado de S. Paulo, no total, a quantidade de manifestações caiu 5,8% em relação a 2008, de 17.272 para 16.265. Embora considere que o total tenha se mantido "estável", a ouvidora-geral do município, Maria Inês Fornazaro, considera que houve "aumento significativo" nas queixas de transporte público. Segundo ela, a maior parte está ligada a falhas no bilhete único.
O número total de queixas é muito maior, se considerados outros canais. No ano passado, a SPTrans recebia em média 205 reclamações por dia. As denúncias são alvo de inquérito do Ministério Público (MP).
Sobre as queixas de buracos de ruas, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras afirmou que 2009 foi "atípico", por causa das chuvas fortes.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 5 de março de 2010

Categoria: Geral


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