A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,78% em fevereiro, a maior taxa mensal apurada pelo IBGE desde maio de 2008 e também a maior para esse mês em seis anos. A forte e pontual pressão do grupo educação, com os reajustes das mensalidades escolares, foi o principal responsável pelo índice. O número veio de acordo com as projeções dos analistas, destaca O Estado de S. Paulo.
A coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, ressaltou que o perfil da inflação no início deste ano está bem diferente do de 2010 e há pressão do aumento do consumo sobre os preços. "Em 2009, neste período, vivenciávamos uma crise internacional com o consumo desaquecido, enquanto este ano o consumo maior abre espaço para alguns aumentos de preços", afirmou.
No acumulado do primeiro bimestre, o IPCA teve alta de 1,54%, a maior variação para o período desde 2003 (3,86%), ano marcado por uma política monetária severa, para conter a disparada dos preços. Nos dois primeiros meses de 2009, o índice acumulava 1,03%.
Eulina explicou que, embora a inflação em fevereiro tenha sido bastante concentrada na educação - sem esse grupo a taxa do mês não teria ultrapassado 0,46% -, no primeiro bimestre deste ano a diferença para cima no IPCA ante igual período de 2009 está sendo provocada por transportes e alimentos.
Ainda de acordo com Eulina, no caso dos transportes a alta reflete o aumento dos combustíveis e tarifas de ônibus urbanos, enquanto os alimentos estão sob impacto do clima e do maior consumo.
O grupo educação subiu 4,53%, contribuindo sozinho com 0,32 ponto porcentual, ou 41% da taxa. Ela observou que, em março, a pressão do grupo educação será reduzida significativamente, mas não é possível antever qual será a trajetória dos preços de outros itens, como os alimentícios.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 6 de março de 2010

Ciclovia terá acesso facilitado (04/03/2010)

Desde o dia 4 de março e até o fim do mês, a Ciclovia Rio Pinheiros terá o horário de funcionamento ampliado em uma hora e meia - das 5h30 às 19 horas. Neste mês, também será criado mais um acesso par (...)

Mulher leva 20s a mais para estacionar (07/03/2010)