Os motoristas de ônibus bolivianos fizeram em 4 de março seu segundo dia de greve contra um decreto que os impede de dirigir bêbados. O protesto paralisou as principais cidades da Bolívia. Os ônibus deixaram de circular, os manifestantes bloquearam estradas com barricadas e as aulas foram suspensas porque muitos alunos não tinham como chegar às escolas, relata reportagem da France Presse.
Os líderes dos sindicatos dos choferes bolivianos, que reúnem 150 mil pessoas, também fizeram uma greve de fome. Os grevistas argumentam que um decreto promulgado pelo presidente Evo Morales em fevereiro é abusivo por punir com a perda definitiva da carteira de habilitação os motoristas de ônibus flagrados dirigindo alcoolizados.
O governo disse estar disposto a negociar, mas se recusou a alterar o decreto. Além disso, Morales anunciou que deve estender a punição de perda da carteira a todos os motoristas do país. Para o presidente boliviano, a reivindicação dos sindicalistas de que a lei seja suspensa não é legítima porque "mostra um desrespeito com a vida dos passageiros".
Cerca de mil pessoas morrem em acidentes de trânsito todos os anos na Bolívia e as estradas do país estão em péssimo estado. O decreto contra a combinação "álcool e direção" foi assinado após uma onda de acidentes que deixou quase cem mortos em um mês.
Fonte: France Presse, em La Paz, 5 de março de 2010

Ciclovia terá acesso facilitado (04/03/2010)

Desde o dia 4 de março e até o fim do mês, a Ciclovia Rio Pinheiros terá o horário de funcionamento ampliado em uma hora e meia - das 5h30 às 19 horas. Neste mês, também será criado mais um acesso par (...)

Mulher leva 20s a mais para estacionar (07/03/2010)