Começou dia 3 de março a inspeção veicular obrigatória para os veículos com placa fina 2 licenciados na capital paulista. Ao todo, quase 438 mil veículos dessa placa devem passar nos postos da Controlar - empresa que administra a operação em São Paulo - até 31 de maio, ressalta reportagem do InfoMoney.
Os proprietários desses veículos, que já agendaram a vistoria, podem ir a um dos 17 Centros de Inspeção Veicular da cidade. Esses postos têm capacidade para realizar mais de 478 mil inspeções por mês. Desde 1º de fevereiro, donos de veículos com placa final 2 poderiam agendar a vistoria.
Aqueles que ainda não agendaram devem fazê-lo por meio do site da Controlar (www.controlar.com.br). No endereço, o condutor deve imprimir o boleto de R$ 56,44, referente à taxa obrigatória. Após 72 horas do pagamento, é possível agendar a vistoria, também por meio do site da empresa.
Aqueles que não realizaram a inspeção no ano passado devem pagar uma outra taxa, de R$ 46,18, referente ao desbloqueio do veículo, para depois pagar a taxa obrigatória e agendar a inspeção 2010. Neste ano, os cerca de 6,5 milhões de veículos registrados na cidade deverão passar pela inspeção, que visa diminuir as emissões de gases poluentes.
Calendário
Quem não fizer a inspeção deste ano estará sujeito a multa de R$ 550,00. Além disso, não poderá realizar o licenciamento deste ano. A Prefeitura alerta que, mesmo aqueles que anteciparem o licenciamento devem fazer a inspeção no prazo da sua placa, pois, além da multa, terão o licenciamento bloqueado no ano seguinte.
Por isso, fique atento ao calendário de agendamento da Inspeção 2010:

Final da Placa       * Agendam a partir de
1                                05 / janeiro
2                                01 / fevereiro
3                                01 / março
4                                01 / abril
5 e 6                           01 / maio
7                                01 / junho
8                                01 / julho
9                                01 / agosto
0                                01 / setembro
*Calendário para veículos a álcool, flex, gás natural, diesel, ônibus e motos