As vendas de veículos leves sofreram novo revés em agosto. De acordo com dados repassados a Automotive Business pela consultoria Carcon Automotive com base no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), foram emplacados no mês 259,1 mil automóveis e comerciais leves, o que representa queda de 7,4% em comparação com junho (279,8 mil) e retração de 17,1% em relação a agosto de 2013 (259,1 mil).
Foi superada a barreira dos 2 milhões de unidades, com 2,12 milhões de emplacamentos de leves nos oito primeiros meses de 2014. Contudo, o resultado aprofundou ainda mais o declínio do mercado brasileiro, que saltou de 8,5% nos sete meses terminados em julho para 9,5% agora, comparando-se com idêntico período do ano passado (2,6 milhões de janeiro a agosto de 2013).
O tombo de agosto em relação ao mês anterior já era esperado, pois o mês tem 21 dias úteis, contra 23 em julho, que foi melhor mesmo com os jogos da Copa do Mundo nas duas primeiras semanas e o feriado de 9 de julho no Estado de São Paulo, o maior mercado do País. Na média diária de emplacamentos houve até um leve crescimento, de 1,4%, de 12.165 para 12.338 lacrações de veículos leves por dia útil. Ainda assim, o avanço é tímido para prenunciar qualquer movimento de recuperação das vendas.
Espera-se por algum avanço nas vendas, em ritmo ainda incerto, a partir deste mês, quando as medidas de redução dos depósitos compulsórios anunciadas pelo Banco Central no fim de agosto devem começar a irrigar o mercado de crédito. A expectativa é de que, entre deixar seu dinheiro parado e sem remuneração ou emprestar mais, os bancos escolham a segunda opção e sejam menos restritivos do que vinham sendo na aprovação de contratos de financiamento de veículos.
Fonte: revista Automotive Business, 8 de setembro de 2014

Câmeras vão vigiar flanelinhas (30/08/2014)

A instalação dos parquímetros em Vitória vai contar com mais de 100 câmeras para fiscalizar as áreas de estacionamento onde os carros vão ficar posicionados. Essas câmeras, segundo o secretário de Trâ (...)

Carros elétricos atrapalham o trânsito em Oslo (03/09/2014)

Ministros da Noruega, país rico e grande produtor de petróleo, sofrem pressão pública crescente para reduzir os incentivos fiscais e outros para as vendas de carros elétricos.