A instalação dos parquímetros em Vitória vai contar com mais de 100 câmeras para fiscalizar as áreas de estacionamento onde os carros vão ficar posicionados. Essas câmeras, segundo o secretário de Trânsito, Transportes e Infraestrutura Urbana de Vitória, Leonardo Zanotelli, vão ajudar a polícia a investigar roubos, furtos e até abusos de flanelinhas.
O rotativo no Centro, Praia do Canto e Santa Lúcia vai funcionar entre 8h e 18 horas. Porém, de acordo com a prefeitura, as câmeras vão fiscalizar as ações de crimes que possam ocorrer nas áreas do rotativo, como depredação ou furto de veículos. As câmeras vão funcionar 24 horas.
"As imagens vão ficar gravadas e disponíveis. Essa é uma das contrapartidas que serão feitas pela empresa vencedora quando instalar as vagas na cidade", afirmou. Segundo Zanotelli, o parquímetro começa a ser instalado pelo Centro em 29 de setembro.
"Mas queremos que as vagas comecem a funcionar ao mesmo tempo na Praia do Canto e Santa Lúcia. Serão 2.999 vagas de estacionamento que vão ser instaladas nos três bairros. A partir de setembro, a empresa vai ter quatro meses para concluir o serviço de instalação na cidade."
Para o secretário, porém, existe a possibilidade de todos os parquímetros serem instalados antes do fim do prazo. O contrato com a empresa foi assinado dia 30 com a Prefeitura de Vitória.
Segundo o secretário, não cabem mais recursos administrativos e a medida deve ser publicada no Diário Oficial entre segunda e terça-feira.
CICLOVIAS
A prefeitura vai receber um repasse de 32,78%, o que, segundo Zanotelli, se estima em um valor de R$ 2 milhões anuais para serem investidos em sinalização, construção de ciclovias e ciclofaixas na cidade de Vitória. Metade desses recursos deve ser investida nas áreas onde tem o parquímetro.
Fonte: A Tribuna (ES), 30 de agosto de 2014

Carros elétricos atrapalham o trânsito em Oslo (03/09/2014)

Ministros da Noruega, país rico e grande produtor de petróleo, sofrem pressão pública crescente para reduzir os incentivos fiscais e outros para as vendas de carros elétricos.