Parking News

Promotoria fiscaliza reserva de vagas a gestantes em estacionamentos (MA)

 gestante-358

A Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Fundamentais solicitou à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT) o envio, no prazo de dez dias, de informações sobre medidas adotadas pelo órgão municipal para credenciar e fiscalizar o uso das vagas reservadas para gestantes nos estacionamentos públicos e privados de São Luís. A informação foi publicada pela assessoria do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) nesta quinta-feira (11).

O objetivo, segundo o MP, é fiscalizar a aplicação da Lei Estadual nº 9.507/2011, que determina a reserva de no mínimo 2% das vagas de estacionamento a grávidas a partir da 20ª semana de gestação.

O estacionamento para gestantes em vagas especiais só é permitido com credencial emitida pela SMTT, assim como já ocorre para uso das vagas reservadas a idosos e pessoas com deficiência.

A solicitação é parte de "notícia de fato" (consiste na reunião de informações e documentos relativos a um atendimento para apuração e solução de demandas da comunidade), instaurada em fevereiro deste ano pela promotora de Justiça Márcia Buhatem.

Durante a tramitação da Notícia de Fato nº 003479-500/2015, a promotoria encaminhou requisições ao Shopping da Ilha (Maranhão Novo), São Luís Shopping (Jaracaty), Tropical Shopping (Renascença), Jaracati Shopping (Jaracaty) e Rio Anil Shopping (Turu) alertando para a reserva das vagas. Os cinco estabelecimentos comerciais já realizaram a sinalização das vagas reservadas, como determina a Lei Estadual nº 9.507/2011.

De acordo com a promotora de justiça, inicialmente, foi cobrada a regularização dos shoppings, por serem os estabelecimentos com os maiores estacionamentos. Ainda segundo a representante do MPMA, as providências vão se estender a outros estabelecimentos, como supermercados.

Fonte: portal G1/MA, 11 de junho de 2015 

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Um modismo passageiro?

Por Jorge Hori* As questões de mobilidade urbana, até há pouco tempo vista apenas como transporte urbano, eram tratadas com excesso de racionalidade, buscando aprisioná-las dentro de modelos matemáti (...)

O que vem por aí

Quem busca um imóvel em São Paulo deve estar atento aos efeitos do Plano Diretor, aprovado em julho do ano passado, sobre os lançamentos tanto em relação à configuração dos projetos quanto ao preço da (...)

Estudo da CET defende fim do Minhocão

A demolição do elevado Costa Silva (Minhocão), que desde 1971 é a principal ligação entre as zonas leste e oeste da capital, conta com o aval dos técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). (...)

Ciclovia vai tirar vagas de 80 carros (ES)

A instalação de uma ciclovia na avenida Rio Branco vai retirar cerca de 80 vagas de carros no trecho da via, na Praia do Canto, em Vitória. O local onde hoje é o estacionamento vai ser utilizado como (...)

Mais financiamento para amenizar queda

A Anfavea, associação que representa as montadoras, a Fenabrave, entidade dos distribuidores de veículos, a Caixa Econômica Federal e o Banco PAN assinaram na quinta-feira, 11, acordo para a realizaçã (...)


Seja um associado Sindepark