Parking News

A inflação da classe média está mais pressionada

calculadoralapis-489

As despesas com habitação, alimentação, transportes e saúde explicam o aumento de 0,42%, em maio, e de 7,34%, nos últimos 12 meses, do Índice do Custo de Vida da Classe Média (ICVM), preparado pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e relativo às famílias paulistanas com renda entre 10 e 39 salários mínimos (R$7.880,00 aR$ 30.732,00).

A variação do ICVM foi muito semelhante à do IGP-DI, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mas também neste indicador as pressões vieram dos preços ao consumidor, que continuam crescendo em ritmo acelerado. No ICVM, o custo da habitação aumentou 0,66% no mês passado, puxado por energia elétrica (+1,53%), condomínio (+0,8%), pintor (+2,4%), pedreiro (+1,74%) e gás de botijão (+4,14%). Isoladamente, a habitação respondeu por 47,6% da elevação do índice, mas a alimentação, que pesou 32,3% no ICVM, subiu ainda mais (0,82%).

A alta do ICVM foi generalizada, alcançando 313 dos 468 itens pesquisados pela OEB, que avalia os itens mais sofisticados, ou pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O chamado índice de difusão foi, portanto, elevado: 67% dos itens tiveram os preços majorados. Nos últimos 12 meses, os itens educação e alimentação já subiram mais de 8%.

E neste mês, como a inflação de junho de 2014 foi de apenas 0,14%, o coordenador do ICVM, José Tiacci Kirsten, considera muito provável que o índice passe a superar os 8%. A inflação dos serviços foi ainda mais alta que a dos produtos e chegou a 8,25% em 12 meses.

Fonte: O Estado de S. Paulo, 11 de junho de 2015

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Um modismo passageiro?

Por Jorge Hori* As questões de mobilidade urbana, até há pouco tempo vista apenas como transporte urbano, eram tratadas com excesso de racionalidade, buscando aprisioná-las dentro de modelos matemáti (...)

O que vem por aí

Quem busca um imóvel em São Paulo deve estar atento aos efeitos do Plano Diretor, aprovado em julho do ano passado, sobre os lançamentos tanto em relação à configuração dos projetos quanto ao preço da (...)

Estudo da CET defende fim do Minhocão

A demolição do elevado Costa Silva (Minhocão), que desde 1971 é a principal ligação entre as zonas leste e oeste da capital, conta com o aval dos técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). (...)

Ciclovia vai tirar vagas de 80 carros (ES)

A instalação de uma ciclovia na avenida Rio Branco vai retirar cerca de 80 vagas de carros no trecho da via, na Praia do Canto, em Vitória. O local onde hoje é o estacionamento vai ser utilizado como (...)

Mais financiamento para amenizar queda

A Anfavea, associação que representa as montadoras, a Fenabrave, entidade dos distribuidores de veículos, a Caixa Econômica Federal e o Banco PAN assinaram na quinta-feira, 11, acordo para a realizaçã (...)


Seja um associado Sindepark