Álcool é favorável a consumidor há um ano em São Paulo

As usinas repassaram 2,92 bilhões de litros de etanol hidratado para as distribuidoras em abril e maio deste ano, segundo a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar). O volume aponta alta de 41% em relação a 2014. Essa intensa demanda tem um motivo. O consumidor se volta para o álcool porque há 56 semanas a utilização do produto é mais vantajosa do que a da gasolina.

Se considerado um período mais longo, a vantagem do etanol dura 107 semanas, com apenas uma interrupção - na entressafra de 2014, quando o valor do etanol foi superior a 70% o da gasolina.

Os dados fazem parte da pesquisa semanal da Folha e se referem apenas aos postos da capital paulista.

A paridade atual entre o preço do etanol e o da gasolina é de 63% nos postos de abastecimento, a menor desde junho de 2011.

Na semana

O preço médio do etanol é inferior a R$ 2 por litro na cidade de São Paulo. Pesquisa da Folha indicou R$ 1,989 por litro, ante R$ 3,138 do da gasolina.

Pesquisa

O etanol está favorável, mas o consumidor tem de pesquisar na hora de abastecer. Em alguns postos, o litro do álcool já recuou para R$ 1,799. Em outros, no entanto, os preços se mantêm em R$ 2,499 por litro.

Gasolina

No caso desse combustível, a diferença de um posto para outro chega a 20%. O valor mínimo encontrado pela Folha foi de R$ 2,899 por litro. O maior está em R$ 3,49.

Fonte: Folha de S. Paulo, 13 de junho de 2015

Um modismo passageiro?

Por Jorge Hori* As questões de mobilidade urbana, até há pouco tempo vista apenas como transporte urbano, eram tratadas com excesso de racionalidade, buscando aprisioná-las dentro de modelos matemáti (...)

O que vem por aí