Um modismo passageiro?

bicicletinhaciclovia-158

Por Jorge Hori*

As questões de mobilidade urbana, até há pouco tempo vista apenas como transporte urbano, eram tratadas com excesso de racionalidade, buscando aprisioná-las dentro de modelos matemáticos. A transposição para mobilidade urbana com um escopo mais amplo, mas ainda parcial, levou consigo a racionalidade, transformando-se numa batalha entre os prós e os contra os carros. Uma disputa emocional e até radical entre torcidas.

Os pró-carros não se manifestam em discursos, tampouco contam com torcidas organizadas e uniformizadas. Apenas usam e têm sempre as suas explicações ou justificativas de porque não deixam de usá-los.

Entre eles existem muitos que defendem o não uso do carro (dos outros) e sempre têm as suas razões para mantê-lo e usá-lo.

A tribo dos com carro tem maior escolaridade e maior renda e não vai deixar de usá-lo, nas grandes cidades. Muitos deles foram morar mais longe, na expectativa de viver melhor, como cantava e fez Elis Regina: "Eu quero uma casa de campo". E enfrentam diariamente as estradas congestionadas.

Os anticarros durante muito tempo defenderam o transporte coletivo como alternativa. Não funcionou porque era pequena a disponibilidade do metrô, e os serviços de ônibus eram de má qualidade.Em São Paulo, a rede metroviária foi expandida, os trens estão sempre cheios, algumas linhas já foram abertas saturadas, e as vias públicas continuam repletas de carros.

Agora uma nova tribo está emergindo, ainda com poucos componentes, mas assumindo o poder. Ao menos o poder setorial. Todos os planos de mobilidade urbana priorizam o uso da bicicleta.Em São Paulo, o prefeito é o campeão na pintura de faixas nas ruas para o uso de inexistentes bicicletas. A torcida ainda é pequena, mas as organizadas são ativas e uniformizadas. Quando se mobilizam em movimentações de rua, dão a impressão de serem multidões. E, mais recentemente, conseguiram a adesão da presidente.

O risco é transformar a bicicleta numa moda que se esvai rapidamente, como qualquer moda. Quem ainda entra em fila para comprar uma paleta "mexicana"?

A bicicleta deve ser promovida como um dos meios de transporte, preferencialmente auxiliar do transporte coletivo. Isso promoveria e ampliaria o seu uso. Não impede que alguns, mais fanáticos, usem como forma de se movimentar diretamente de casa para o trabalho. Quanto tempo vai durar?

O objetivo não deve nem pode ter a pretensão de substituir o carro. É um grande erro estratégico dos seus defensores.  O uso da bicicleta como substitutivo do carro para longas distâncias é uma moda não duradoura. E vai comprometer a expansão do seu uso.

* Jorge Hori é consultorem Inteligência Estratégicae foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.

O que vem por aí

Quem busca um imóvel em São Paulo deve estar atento aos efeitos do Plano Diretor, aprovado em julho do ano passado, sobre os lançamentos tanto em relação à configuração dos projetos quanto ao preço da (...)

Estudo da CET defende fim do Minhocão

A demolição do elevado Costa Silva (Minhocão), que desde 1971 é a principal ligação entre as zonas leste e oeste da capital, conta com o aval dos técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). (...)