Parking News

Ministério Público pede que UFU crie novas vagas para estacionar (MG)

Os Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF) moveram uma ação civil pública contra a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para que o déficit de quase 5,3 mil vagas de estacionamento seja resolvido em dois campi da instituição. O pedido feito à Justiça Federal é que a universidade não use mais espaços vazios para erguer novos prédios e tais locais sejam usados para a criação de estacionamentos. De acordo com os autores, a UFU expandiu sua área construída sem obedecer à legislação e reservar vagas para a parada de automóveis.

Na ação, o promotor Fábio Guedes e o procurador Cléber Eustáquio Neves questionam os motivos dos campi Santa Mônica e Umuarama, em Uberlândia, terem, somados, quase 201,7 mil m2 e apenas 1,2 mil vagas. O número adequado deveria estar perto de 6,5 mil delas, segundo o estudo feito pela Promotoria de Habitação e Urbanismo. Número que é quase seis vezes maior que o existente hoje. Segundo a ação, há 819 vagas no campus Santa Mônica, cerca de 30% das 2,7 mil que deveriam existir. Enquanto no campus Umuarama há 337 pontos de estacionamento, ou 9% do necessário, que seria de mais de 3,7 mil.

De acordo com uma pesquisa da própria UFU sobre o perfil dos estudantes da instituição, 25% dos cerca de 23 mil alunos se deslocam para a universidade de carro. Isso quer dizer que a demanda diária é de 5,75 mil veículos, segundo o levantamento, sem contar os servidores e o fluxo flutuante da instituição, de fornecedores e visitantes do lugar, por exemplo.

Fonte: Correio de Uberlândia, 13 de junho de 2015

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Um modismo passageiro?

Por Jorge Hori* As questões de mobilidade urbana, até há pouco tempo vista apenas como transporte urbano, eram tratadas com excesso de racionalidade, buscando aprisioná-las dentro de modelos matemáti (...)

O que vem por aí

Quem busca um imóvel em São Paulo deve estar atento aos efeitos do Plano Diretor, aprovado em julho do ano passado, sobre os lançamentos tanto em relação à configuração dos projetos quanto ao preço da (...)

Estudo da CET defende fim do Minhocão

A demolição do elevado Costa Silva (Minhocão), que desde 1971 é a principal ligação entre as zonas leste e oeste da capital, conta com o aval dos técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). (...)

Ciclovia vai tirar vagas de 80 carros (ES)

A instalação de uma ciclovia na avenida Rio Branco vai retirar cerca de 80 vagas de carros no trecho da via, na Praia do Canto, em Vitória. O local onde hoje é o estacionamento vai ser utilizado como (...)

Mais financiamento para amenizar queda

A Anfavea, associação que representa as montadoras, a Fenabrave, entidade dos distribuidores de veículos, a Caixa Econômica Federal e o Banco PAN assinaram na quinta-feira, 11, acordo para a realizaçã (...)


Seja um associado Sindepark