Parking News

destinados ao aluguel de vagas" em Uberaba foi encaminhado para a Câmara Municipal para discussão e votação. A matéria regulamentará este serviço, caso seja aprovada pelos vereadores.
Segundo a coordenadora do Procon, Eclair Gonçalves Gomes, a matéria é inédita na região, e Uberaba poderá ser referência ao regulamentar a prestação deste serviço. Ela lembra também que o órgão deu início a essa discussão e elaboração do projeto.
"Sempre recebemos inúmeras reclamações em relação ao serviço prestado pelos estacionamentos. A lei vem ao encontro do que reivindica a população, pois enquadrará esse serviço em uma relação jurídica de consumo, o que dará condições de aplicar a legislação de defesa do consumidor e possibilitar a melhora na qualidade do serviço prestado. É importante salientar ainda que essa proposta de regulamentação foi discutida na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) com os empresários do setor", explicou.
Com a regulamentação, os estacionamentos passarão a responder pela reparação de danos causados aos consumidores devido a problemas na prestação do serviço. Ainda fica definido que a empresa não poderá condicionar o fornecimento do serviço a outro que ofereça e nem elevar o valor do serviço sem justa causa. Também não poderá recusar a quitação por cupom fiscal, quando solicitado pelo consumidor. Os cupons devem ser fornecidos contendo a placa do veículo, horário de entrada, valor, nome do estabelecimento, CNPJ e inscrição municipal.
Pagamento
A cobrança proporcional ao tempo de serviço será calculada de acordo com a fração de hora utilizada, apenas após a primeira hora de estadia, que deverá ser paga de forma integral. No caso de estadias para determinado período do dia, bem como diárias e mensalidades, o valor poderá ser fixado aleatoriamente, independentemente da fração base para os demais cálculos.
Também será proibida a cobrança diferenciada por questões de horário ou evento, além de vedada qualquer cobrança extra em caso de perda do cupom, bastando para tanto que o proprietário apresente a comprovação da propriedade do veículo para sua retirada, além do pagamento do tempo em que o carro permaneceu no estacionamento. A lei também garante que o consumidor não é obrigado a deixar a chave do veículo no estacionamento.
Estrutura
A regulamentação também define a estrutura necessária para a prestação de serviço de estacionamento, como por exemplo, área murada ou cercada com alambrado, boa iluminação, piso adequado, vaga para idoso e deficiente, informações sobre o número de vagas existentes, valor detalhado, máquina para controle de estacionamento e emissão dos cupons e também seguro.
Os estacionamentos temporários, como os de festas, por exemplo, também terão de oferecer seguro, funcionários para atendimento, vagas para idosos e deficientes estão sujeitos a Legislação Municipal e seus regulamentos, inclusive tendo como responsáveis solidários o promotor do evento e o proprietário do terreno.
Caso haja descumprimento do estabelecido na futura lei, haverá aplicação de penalidades de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, podendo resultar na cassação do alvará. Se aprovada este ano pela Câmara, a nova lei entrará em vigor no início de 2015.
Fonte: G1, Triângulo Mineiro, 4 de dezembro de 2014

Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

Prefeitura de BH lança nova proposta (26/11/2014)

Pela terceira vez em dois anos, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulga propostas para construção de estacionamentos subterrâneos na região Centro-Sul. Agora, para tornar o projeto mais atrativo (...)

Inaugurado (03/12/2014)

INAUGURADO na Grande São Paulo um conceito diferente de abrigar até 400 veículos antigos de colecionadores. A empresa tem estrutura que se assemelha a uma marina de barcos. Além do aluguel do estacion (...)

Centro terá estacionamento "livre" (05/12/2014)

Os consumidores que escolherem a região central de Campinas para as compras de fim de ano terão mais opções para estacionarem veículos no período da noite. Desde o dia 5, a Empresa Municipal de Desenv (...)

Natal: mais vagas de estacionamento (04/12/2014)

Os motoristas que precisam estacionar em algumas das principais vias do Centro e de Icaraí terão mais vagas rotativas neste mês de dezembro, disponibilizadas pela concessionária NitPark. A determinaçã (...)

Ônibus deixam de fazer 10% das rotas (05/12/2014)

A maioria das empresas de ônibus da cidade não respeita o total de partidas programadas em cada horário das linhas municipais. Essa é uma das conclusões dos dois relatórios parciais da verificação ind (...)

Rotativo poderá ser eletrônico (28/11/2014)

Os tradicionais papéis de rotativos para estacionar em vias urbanas podem estar com os dias contados. Nada ecológicos, pouco práticos e, em alguns casos, difíceis de achar, os talões de papel ganharam (...)

Vendas de usados seguem em alta (08/12/2014)

As vendas de veículos usados continuam aquecidas, na contramão do mercado de zero-quilômetro, que acumula queda superior a 8% na comparação com 2013. Segundo dados da Fenauto, associação que reúne os (...)


Seja um associado Sindepark