Celebrada em Carta ao Tom, de Vinicius e Toquinho, a Rua Nascimento Silva, onde, no número 107, o maestro ensinava canções a Elizeth, não é mais a mesma. E, apesar de ter sido gravada há quase 40 anos, a música tem um verso que traduz, hoje, o sentimento de muitos de seus moradores: "Ai, que saudade/Ipanema era só felicidade". O cenário de bossa nova deu lugar a uma fúria punk no último sábado, quando um aposentando danificou um carro supostamente mal estacionado a marteladas. E quem vive por ali garante: brigas causadas pelo mesmo problema viraram uma rotina.
Segundo o administrador de empresas David Axelband, morador do prédio número 254, motoristas desrespeitam regras de estacionamento na rua o tempo todo, o que vem levando muita gente a perder a paciência. No domingo (7), um carro parou em frente à garagem do meu prédio. "Desci correndo para falar com o motorista, que estava indo ver a árvore de Natal da Lagoa. Pedi que parasse em outro lugar, corri o risco de me envolver numa confusão, mas a verdade é que estamos todos numa situação limite. Já testemunhei muitas brigas", disse Axelband, acrescentando que, diante da falta de vagas na região, há quem pense que pode arrumar um jeitinho na Nascimento Silva.
Síndico se diz surpreso com atitude
O aposentado que, segundo a polícia, foi o responsável pela depredação de um carro no sábado (6), não quis dar entrevista. O síndico Sérgio Beranger o considera um vizinho tranquilo, mas lembrou que, na semana passada, o aposentado já havia se aborrecido devido ao mesmo problema: "Ele se irritou porque teve de fazer várias manobras em seu carro para sair da garagem, parcialmente bloqueada por outro veículo. No sábado, ficou de cabeça quente e cometeu um erro. Foi uma surpresa, ninguém esperava tal atitude". O dono do carro também não: ele garantiu que apenas uma parte do porta-malas do automóvel ficou fora do espaço delimitado para a vaga que ocupou pouco antes de se dirigir ao Colégio Notre Dame, onde acontecia uma comemoração de fim de ano da turma de sua filha.
Estacionamento irregular é comum
O síndico Sérgio Beranger preferiu não opinar sobre o caso, mas frisou que os horários de entrada e saída de alunos do Notre Dame viraram uma dor de cabeça para moradores da Nascimento Silva. Ele disse que muitos motoristas estacionam seus carros em frente a garagens, ligam o pisca-alerta e desembarcam para pegar seus filhos na escola. Ontem, por volta do meio-dia, a equipe do GLOBO encontrou 11 veículos parados de forma irregular na via. "É necessário bom senso. Sabemos que muitos pais precisam buscar os filhos, mas alguns passam do limite. Quando tenho de sair de casa na hora do almoço já sei que terei problema", disse Beranger. Um funcionário de um prédio, que pediu para não ter o nome divulgado, contou que, em abril, foi ameaçado de morte ao abordar um motorista que havia estacionado seu carro em frente à garagem. Segundo ele, apesar de tal situação ser comum na Nascimento Silva, a Guarda Municipal não costuma punir quem para veículos de forma irregular na rua. O Colégio Notre Dame informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que, na unidade de Ipanema, a maioria dos pais busca seus filhos a pé e destacou que a CET-Rio orienta motoristas em dias de eventos na escola. Já a Guarda Municipal afirmou, em nota, que a Nascimento Silva conta com fiscalização constante. Somente este ano, foram aplicadas 724 multas e rebocados 178 veículos na rua.
Fonte: O Globo (RJ), 9 de dezembro de 2014

Prefeitura de BH lança nova proposta (26/11/2014)

Pela terceira vez em dois anos, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulga propostas para construção de estacionamentos subterrâneos na região Centro-Sul. Agora, para tornar o projeto mais atrativo (...)

Inaugurado (03/12/2014)