Os tradicionais papéis de rotativos para estacionar em vias urbanas podem estar com os dias contados. Nada ecológicos, pouco práticos e, em alguns casos, difíceis de achar, os talões de papel ganharam um novo substituto: o rotativo digital, desenvolvido por startup mineira. A solução funciona a partir da mesma lógica de recarga para celular, mas nesse caso direcionada a um adesivo colado no veículo.
Com investimento de cerca de R$ 500 mil, a ferramenta já está funcionando em Minas Gerais e tem facilitado a vida dos motoristas. A ideia surgiu quando o empreendedor Júlio visitou uma cidade do interior do Estado e percebeu que lá e em muitos outros municípios vizinhos não se utilizava mais a solução de rotativos. Ao procurar saber o motivo, ele descobriu que a venda de talões era feita principalmente por menores, o que foi proibido pelo Ministério Público.
Dessa forma, o serviço acabou sendo abandonado nessas cidades menores. "Ao ver essa situação pensei: por que não vender recarga para carro, assim como existe para celular?", relata. Foi a partir disso que Júlio criou a startup e uma solução de rotativo digital.
O desenvolvimento durou um ano e teve aporte de R$ 500 mil, sendo R$ 150 mil do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas) e o restante investimento próprio. De acordo com o empreendedor, a solução já está funcionando em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, onde a startup controla cerca de mil vagas. A empresa também já venceu licitação em Itabira, na região Central, onde aplicará o rotativo digital a partir de 2015.
Funcionamento
A solução funciona a partir de um adesivo com código de barras que deve ser fixado no vidro dianteiro do veículo.
Pela internet ou em pontos de vendas espalhados pela cidade, o usuário deve cadastrar a placa do carro e ativar o adesivo. Depois disso, basta comprar crédito, informando apenas a placa, e imediatamente o adesivo receberá a informação de crédito realizado. Para verificar o pagamento do rotativo digital, os fiscais trabalham com um smartphone que lê o código de barras do adesivo ao ser aproximado dele.
O empreendedor destaca que a solução atende a todos, inclusive aqueles que não estão familiarizados com a tecnologia. Isso porque a recarga pode ser feita pela internet por meio de um smartphone, mas também comprada à moda antiga nos estabelecimentos comerciais. Segundo Figueiredo, a startup já tem mais de 500 mil pontos de venda, o que facilita ainda mais o processo.
Fonte: Diário do Comércio (MG), 28 de novembro de 2014

Prefeitura de BH lança nova proposta (26/11/2014)

Pela terceira vez em dois anos, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulga propostas para construção de estacionamentos subterrâneos na região Centro-Sul. Agora, para tornar o projeto mais atrativo (...)

Inaugurado (03/12/2014)