A semana nacional do trânsito começou ontem (16) com atividades educativas em todo o país. Mas muitos projetos são desenvolvidos independentemente da data, como é o caso do "Anda São Paulo", em Botucatu (SP). Na cidade, os futuros motoristas aprendem desde cedo o comportamento correto ao volante, segundo o G1.
A aula começa com um filme que mostra um motorista que desrespeita todo mundo. Os olhinhos atentos das crianças que participam do projeto se surpreendem a cada barbeiragem. Depois os futuros condutores assumem as bicicletas e já aprendem que o capacete é fundamental. Um a um eles entram na minicidade, que tem na pista as placas que mostram as mãos de direção e as regras do trânsito. Eles também aprendem a respeitar os semáforos e a faixa de segurança.
Para a professora Thais Lima Furlan, o contato com uma realidade, mesmo que em uma proporção menor, ajuda a entender o que é falado em sala de aula. "Aprender na prática é fundamental. Eles conseguem vivenciar o que é essa vida no trânsito. Essa loucura que anda acontecendo e eles têm o tempo para poder pensar, para poder analisar de uma maneira mais clara e objetiva como agir nestas situações?, afirma.
Policiais militares também acompanham as aulas. Para a PM, educar os motoristas do futuro é fundamental. ?A importância principal é investir na criança. Então a gente busca a orientação no trânsito, a educação investindo na criança para ter um trânsito melhor no futuro", completa o capitão da PM José Semensati Júnior.
Além da educação para as crianças, outras ações também foram feitas para tentar melhorar a situação do trânsito na cidade. Uma delas foi a implantação de contadores regressivos nos semáforos, equipamentos que ajudaram a reduzir em quase 45% os acidentes nesses cruzamentos.
Parece brinquedo de criança, mas o cronômetro em ordem regressiva serve de alerta para os pais. Enquanto o filho acompanha a contagem do relógio, o motorista fica mais paciente no trânsito.
Fonte: portal G1, 14 de setembro de 2013

R$ 20 bilhões para mudar São Paulo (18/09/2013)

Já é possível vislumbrar um futuro para a cidade de São Paulo, que vai desafogar o trânsito e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. A prefeitura da cidade pretende começar a (...)

Preços de estacionamento (01/09/2013)