O crescimento da frota de veículos está provocando mudanças no trânsito das principais vias de Araraquara e São Carlos (SP). Entre as principais alterações estão a criação de novas faixas ou corredores exclusivos para ônibus e a transferência de vagas de estacionamento, o que tem gerado reclamações dos motoristas, noticiou o G1.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o número de carros nas ruas de São Carlos subiu 6% entre julho de 2012 e julho de 2013, aumentando de 142.901 veículos para 151.742. Em Araraquara, o crescimento foi de 5,7% e o número de carros saltou de 144.054 para 152.274 em um ano.
Pensando em aumentar a velocidade dos ônibus, a Prefeitura de São Carlos criou uma faixa exclusiva na Rua Bento Carlos, mas alguns motoristas e motociclistas desrespeitam a nova sinalização e circulam pela faixa.
Menos vagas
Em 15 quarteirões, uma faixa amarela proíbe que motoristas estacionem no horário de pico, entre 17h e 20, mas vários carros são flagrados parados no local. A Prefeitura informou que haverá trabalho de conscientização por 10 dias.
Segundo o diretor do Departamento de Trânsito, Mateus Araújo e Silva, o número de vagas para estacionar não foi reduzido. ?Essas vagas foram remanejadas dentro da região central, utilizando a totalidade da quadra?, afirmou.
Entretanto, os motoristas dizem que na prática a situação é diferente. ?É complicado sair de carro, fico rodando meia hora para achar uma vaga, às vezes prefiro sair de ônibus porque não dá, além da área azul ser cara?, considerou a técnica em radiologia Márcia Maria Roca.
Problemas
Na região de maior comércio, é possível flagrar fila dupla com carros parados para os passageiros entrarem. ?Não tem onde parar, não acha lugar nem pagando, por isso parei na rua e tem mais atrás, São Carlos está precisando de uma providência?, justificou o cozinheiro Rodrigo dos Santos.
Segundo o diretor de Trânsito, as mudanças aumentaram a velocidade dos ônibus. ?A velocidade operacional antes dos ônibus era de 11 km/h agora pode chegar até 18 km/h, o que pode até ser pouco, mas só o tempo de viagem naquele espaço diminuiu mais de 50% e estamos beneficiando três mil usuários porque são até 50 ônibus que passam na Bento Carlos em horário de pico?, explicou.
Araraquara
Em Araraquara também haverá alterações em uma das principais vias da cidade, a Alameda Paulista. Serão desativadas 150 vagas de estacionamento no local.
A intenção, entretanto, é criar outras 300 vagas. Serão retiradas as que existem na Alameda Paulista entre as ruas Vaz Filho e Fortunato Bressan. Os motoristas vão ter a opção de estacionar nas ruas transversais. Para isso, as vias de mão dupla vão virar mão única de direção.
Fonte: portal G1, 11 de setembro de 2013

R$ 20 bilhões para mudar São Paulo (18/09/2013)

Já é possível vislumbrar um futuro para a cidade de São Paulo, que vai desafogar o trânsito e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. A prefeitura da cidade pretende começar a (...)

Preços de estacionamento (01/09/2013)