Na pauta do debate público, especialmente desde junho do ano passado, quando ocorreram os protestos pela redução das tarifas de transporte público, o tema mobilidade urbana abriu uma reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), ontem. As fontes de financiamento, o custo da tarifa e a qualidade do serviço foram algumas das questões apontadas como desafio. Foram apresentados os modelos de financiamento da Colômbia, que sobretaxa a gasolina em 25% em benefício dos municípios, e da França, onde parte do custo é assumido pelas empresas privadas por meio de um imposto.
A apresentação, feita pelo prefeito de Canoas (RS), Jairo Jorge, fez um diagnóstico do modelo adotado no Brasil. Ele explica, a partir de dados Ipea, que a inflação para o usuário de veículo particular é bem menor.
No debate sobre desoneração, o deputado federal Carlos Zarattini defendeu a proposta do Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros, que pode diminuir em até 15% o valor das tarifas.
Fonte: DCI (SP), 20 de maio de 2014

Categoria: Cidade

Por que aprovar o Plano retor já? (19/05/2014)

Estamos diante da possibilidade de aprovar um novo Plano Diretor para São Paulo ou de deixar tudo como está. Acreditamos que, se quisermos vislumbrar uma vida melhor para os habitantes de São Paulo, t (...)