Responda: dirigir é algo divertido? Toda pessoa viciada na cultura de carros diria rapidamente que sim. Agora pense no seu trajeto diário de ida e volta ao trabalho e tente responder de novo: se você perde cerca de duas horas por dia a bordo de um automóvel no trânsito das grandes cidades do Brasil e do mundo, certamente sua resposta será um sonoro não. Adicione à linha de raciocínio os efeitos colaterais do trânsito complicado: poluição do ar, acidentes de trânsito (que matam quase 1,5 milhão de pessoas a cada ano em todo o planeta, 90% disso em países em desenvolvimento, segundo pesquisa da Universidade de Washington a pedido do Banco Mundial), o custo crescente para se usar um carro nas regiões centrais das grandes metrópoles. O resultado é a noção de que a saída para tornar a tarefa de se conduzir um carro menos penosa talvez seja radical: não dirigir um carro.
Como é tarefa da indústria de transportes/automotiva achar soluções para que seu processo não seja extinto - e porque a tecnologia atual já permite -, ganha força a ideia de que abrir mão de guiar não significa abrir mão de ter o carro. Assim, veículos autônomos, que dispensam a ação do motorista ao volante, seriam o futuro. Mas a ideia vai além: o homem seria dispensado até mesmo da supervisão, ficando apenas no papel de passageiro. E não no futuro distante, mas em seis anos.
O ELO FRACO
Por que não dirigir? Pelo teclado frio da calculadora, a decisão de "eliminar" o homem do processo parece ser justificável. Até 95% dos acidentes de carros são provocados por alguma falha humana - da imperícia ao volante (motorista) à falha no projeto do veículo ou da pista (engenheiros). Assim, "eliminar as falhas humanas parece ser a forma mais segura de fazer o carro chegar inteiro ao destino", afirmou com leve ironia o responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de segurança e apoio ao motorista da Volvo, Eric Coelingh, na última semana, em Gotemburgo, na Suécia.
Mas a ideia de abrir mão do volante já faz parte do cotidiano de muitos jovens e parece... prazerosa. A imagem de diversão ao dirigir e da necessidade de se ter o carro próprio surgiram no século passado, cresceram a partir dos anos 1960 e se disseminaram pelo mundo até o começo do século 21. Tudo isso, porém, dá sinais de enfraquecimento.
Principalmente nos centros mais ricos, adolescentes e jovens acham o carro zero um "aparelho" chato e caro e preferem ter gadgets novos com conectividade e interação com amigos e parentes em 100% do tempo; o "vício" no ronco de motores potentes e do cheiro de gasolina é trocado pela noção de práticas saudáveis para o corpo e para o ambiente; a ideia de que o automóvel é um meio seguro e confortável para seguir de um lugar a outro mirra presa no tráfego pesado, enquanto o ideal de que o tempo é valioso e deve ser bem gasto com atividades diversas ganha força.
Seja pelos cálculos ou pelas ações, sem a "peça atrás do volante", só haveria ganhos: menos acidentes (menos mortos e feridos) e nenhum grau de indecisão nos trajetos. Com isso, cairiam também o tempo de trajeto, o total de vias congestionadas, o consumo de combustível dos carros, o nível de poluição gerada e até o dinheiro gasto em placas e sinais de trânsito que ficam obsoletos cada vez mais rápido.
A ficção científica sempre retratou o futuro em livros e filmes com carros rodando por conta. Há casos hilários como o de "Se meu Fusca falasse" (1968), que imortalizou o fanfarrão Herbie e o numeral 53 como sinônimos de humor e adoração sobre rodas. Mas lembre de blockbusters como "O Vingador do Futuro" (filme de 1990, com regravação de 2012, que mostra a sociedade do ano de 2084); "Minority Report: A Nova Lei" (de 2002, expondo histórias e trânsito de 2054); e "Eu, Robô" (2004, narrando o mundo de 2035). O que há em comum nos três? Primeiramente, em todos o protagonista acaba tendo algum problema com a direção autônoma e precisa assumir o comando. Fora esse "temor quanto ao desconhecido", é possível perceber que quanto mais recente o filme, menor a distância para o futuro do carro que se guia sozinho.
Na vida real, os estudos sobre o assunto - inclusive com conglomerados de empresas e blocos de países, para reduzir custos - já têm cerca de 30 anos. Mas o prazo final é menor do que o visto nos filmes: conforme UOL Carros já apontou, o tempo se encerra em 2020. Por quê? Porque esta foi a primeira data definida por uma empresa: o ano em que a Mercedes-Benz decidiu lançar a próxima geração do sedã de luxo Classe S, primeiro de seus modelos comerciais a dispensar o condutor da tarefa.
QUEM TEM
Sem necessidade de mostrar um "produto" - um carro para lojas e concessionários -, o conglomerado tecnológico americano Google não diz a que vem, apenas afirma que seu carro sem condutor pode facilitar a vida em cidades caóticas.
A alemã Audi (marca de luxo da Volkswagen) também mostrou não um carro, mas uma solução para que o motorista não seja mais obrigado a estacionar seu carro.
Já a japonesa Nissan decidiu focalizar suas ações no mote da segurança, com carros que possam realizar manobras sem riscos a seus ocupantes e a terceiros. Esse é o caminho adotado também pela Volvo, que é o padrão automotivo quando o assunto é ter os veículos mais seguros do mundo. O ano para as duas é 2020.
A Toyota vai além e promete fazer dos Jogos Olímpicos de Tóquio - que acontecem em 2020 - sua grande vitrine para "mobilidade urbana individual segura, com acidente zero e emissões poluentes quase zero também".
Prazo acertado, tempo correndo, uma coisa é certa: dirigir pode até seguir sendo divertido, mas em breve deixará de ser necessário.
Fonte: UOL, em Gotemburgo (Suécia), 13 de maio de 2014

Categoria: Mundo do Automóvel

Por que aprovar o Plano retor já? (19/05/2014)

Estamos diante da possibilidade de aprovar um novo Plano Diretor para São Paulo ou de deixar tudo como está. Acreditamos que, se quisermos vislumbrar uma vida melhor para os habitantes de São Paulo, t (...)