O Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) tem recebido importantes investimentos não somente por parte do governo estadual, como também da iniciativa privada. O Grupo Orguel, por exemplo, além de manter a sede de quatro de suas empresas - Locguel, Mecan, Orguel Plataformas e Mecanflex - na MG-010, rodovia que liga a Capital ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e ter lançado, no fim do ano passado, um loteamento em Pedro Leopoldo, agora também está apostando em um novo nicho que vem crescendo na região: o de estacionamentos.
Este será o quarto empreendimento do tipo no acesso ao principal aeroporto de Minas Gerais. Ainda não há informações se a administração continuará com o grupo depois que o estacionamento estiver pronto. Segundo a assessoria de imprensa, trata-se de um negócio dos acionistas da Orguel que, por enquanto, não irão se manifestar sobre o assunto.
Na época do lançamento do loteamento, o diretor comercial da Construir Empreendimentos Imobiliários, braço imobiliário do grupo, Flávio Guerra, explicou que foram os próprios fundadores da Orguel - Francisco de Assis Guerra e Flávio Guerra Lages - que identificaram o potencial do caminho do aeroporto. Prova disso é que dos 23 empreendimentos já desenvolvidos ou em desenvolvimento pela empresa ao longo de seus 22 anos, 18 estão no Vetor Norte de Belo Horizonte.
Além do Aeroporto de Confins, o diretor citou outros empreendimentos âncoras dos investimentos do setor privado na região, como a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, inaugurada em 2010, e o Fashion City Brasil (FCTY), megaempreendimento de moda que está sendo construído em Pedro Leopoldo.
Outro empenho por parte do governo de Minas no que se refere à região diz respeito ao Aeroporto Industrial de Belo Horizonte, inaugurado em março passado. Trata-se do primeiro aeroporto industrial do país.
Fonte: Diário do Comércio (BH), 8 de maio de 2014

Por que aprovar o Plano retor já? (19/05/2014)

Estamos diante da possibilidade de aprovar um novo Plano Diretor para São Paulo ou de deixar tudo como está. Acreditamos que, se quisermos vislumbrar uma vida melhor para os habitantes de São Paulo, t (...)

Taubaté vai ampliar Zona Azul (14/05/2014)