O preço dos estacionamentos foi um dos itens que mais pesaram no bolso dos motoristas nos últimos 12 meses terminados em fevereiro, ajudando a elevar os custos para se ter um veículo próprio. Apenas esse item acumula uma alta de 11,62% no período, segundo informação do site InfoMoney. De acordo com o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado na semana terminada dia 25 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estacionar ficou 1,33% mais caro entre janeiro e fevereiro. Nos primeiros dois meses do ano, o preço pago pelos motoristas para estacionar ficou 1,50% maior.
Capitais
Considerando as capitais analisadas pelo IBGE, o maior aumento nos últimos 12 meses no preço dos estacionamentos foi registrado em Curitiba. Na capital paranaense, os motoristas pagaram 16,88% mais para estacionar seus veículos. No mesmo período, Porto Alegre registrou a menor elevação, de 3,42%.
Entre janeiro e fevereiro, a maior alta ocorreu também em Curitiba, onde estacionar ficou 2,81% mais caro. Em Porto Alegre, por sua vez, estacionar ficou 0,17% mais em conta no período.
No acumulado de 2011, Curitiba apresentou novamente o maior aumento dos estacionamentos (18,55%). Em Belo Horizonte, por outro lado, houve deflação de 0,24%, conforme tabela abaixo:

Capital           Fevereiro     Acumulado do ano    12 meses
R. Janeiro       0,53%         0,34%                     9,72%
Porto Alegre   -0,17%        0,30%                      3,42%
B. Horizonte    0,20%        -0,24%                    15,70%
São Paulo       1,96%         2,36%                     12,49%
Curitiba          2,81%         2,92%                     16,88%
Brasil             1,33%         1,50%                     11,62%

Outros itens
Segundo os dados do IBGE, além do estacionamento, outros itens encareceram a manutenção do veículo próprio. No acumulado dos últimos 12 meses, os destaques foram lubrificação e lavagem, que ficaram 19,08% mais caras. O conserto de automóvel também registrou aumento, de 7,27%, e o reboque ficou 5,47% mais caro no período.
Entre as quedas, a maior foi registrada no item emplacamento e licença, que ficou 7,67% mais em conta, e no seguro voluntário de veículo, cujo valor ficou 2,07% menor no período. Confira na tabela abaixo as variações dos principais itens que influenciam no custo de manutenção dos veículos:

Item                     Fevereiro       Acumulado/ano     12 meses
Empl./Licença        0,33%           0,66%                  -7,67%
Seg. voluntário      2,19%           3,02%                  -2,07%
Óleo                     0,44%           0,80%                   2,61%
Acess./ Peças       -0,59%          -0,72%                  1,97%
Pneu/Câmara       0,89%            0,42%                   3,04%
Conserto              0,94%            2,32%                   7,27%
Estacionamento     1,33%           1,50%                  12,62%
Pedágio                0,10%           0,32%                    3,82%
Lubr./ Lavagem     1,12%           2,47%                  19,08%
Reboque               1,39%           1,54%                    5,47%