Abastecer com etanol em vez de gasolina está vantajoso apenas nos postos de combustíveis de Mato Grosso. Em Goiás, é praticamente indiferente a utilização de etanol ou gasolina no tanque, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), compilados pela Agência Estado. Nos demais Estados e no Distrito Federal, a gasolina leva vantagem. Em São Paulo, que concentra quase 60% do consumo de etanol, a gasolina aumentou sua competitividade na semana entre os dias 21 e 25 em relação ao etanol. O preço médio da gasolina no Estado está em R$ 2,492 por litro, o que torna o etanol hidratado competitivo na região até R$ 1,7444. Na média da ANP, o preço em São Paulo ficou em R$ 1,808 por litro, 3,64% acima do ponto de equilíbrio entre gasolina e etanol. Na semana, os preços do etanol subiram 2,20% nos postos de São Paulo.
A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina. No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os Estados e no Distrito Federal. Quando a relação aponta um valor entre 70,00% e 70,50%, é considerada indiferente a utilização de etanol ou de gasolina no tanque de combustível.
Segundo o levantamento, em São Paulo, o preço do etanol está em 72,55% do preço da gasolina (até 70% o etanol é competitivo). Em Goiás, a relação é de 70,12% e em Mato Grosso de 68,32%, o único Estado onde o etanol é mais vantajoso. A gasolina está mais vantajosa principalmente no Rio Grande do Sul (preço do etanol é 85,02% do valor da gasolina) e em Roraima (+82,69%).
Fonte: Agência Estado, 25 de fevereiro de 2011

Motos são as vilãs entre os jovens (25/02/2011)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo relaciona a grande participação dos jovens entre as vítimas do trânsito com a explosão na frota de motos na capital paulista. Metade dos acident (...)

Multa de mais, eficiência de menos (21/02/2011)