O governo do Estado de São Paulo enviou à Assembléia Legislativa a proposta orçamentária para 2009, com grande parte da previsão de investimentos de R$ 18,6 bilhões concentrada na área de transportes. A receita total do Estado é estimada em R$ 116,2 bilhões, dos quais R$ 92,3 bilhões de arrecadação própria e R$ 23,9 bilhões de transferências, relata O Estado de S. Paulo.
Conforme a Secretaria de Economia e Planejamento, o expressivo aumento da capacidade de investimento com recursos fiscais (R$ 13,8 bilhões) é resultado, principalmente, dos financiamentos obtidos com agentes nacionais e estrangeiros. Em maio, o Senado aprovou autorização de contratação de quatro operações de crédito externo para São Paulo, no valor de US$ 1,2 bilhão, que será aplicado em projetos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e no Metrô. O recebimento de outorga de concessões, como a do Trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas, também aumenta a capacidade de investimento do Estado. Os outros R$ 4,8 bilhões que compõem o total previsto para investimentos são referentes a recursos próprios das empresas estatais.
Os planos do governo estadual para a área de transportes também incluem as estradas administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER). Do total de R$ 3,6 bilhões, R$ 1,3 bilhão será investido na recuperação de estradas vicinais; R$ 1,7 bilhão servirá para duplicação, implantação e obras conveniadas na malha rodoviária paulista; e R$ 529 milhões serão destinados à melhoria das estradas.
Também o transporte de passageiros está entre as grandes metas de investimento do governo em 2009. Dotações de R$ 3,5 bilhões foram planejadas para a construção das Linhas 2-Verde (R$ 1,2 bilhão), 4-Amarela (R$ 868 milhões) e 5-Lilás (R$ 1,3 bilhão). Também serão destinados recursos significativos para a modernização operacional da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Se aprovada a proposta de orçamento, a empresa receberá R$ 434 milhões para esse fim. Outro R$ 1 bilhão foi previsto para compra de novos trens e sistemas a serem utilizados nas linhas operadas pelo Metrô e pela CPTM.
Os investimentos do governo estadual para o ano que vem foram planejados para atender à infra-estrutura de transporte. São investimentos que poderão melhorar o transporte de cargas e de passageiros, reduzir o gasto de combustíveis, os acidentes e a poluição na Grande São Paulo.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 9 de outubro de 2008

Metrô libera transporte de pranchas (11/10/2008)

Os surfistas que dependem do transporte de metrô para carregar suas pranchas poderão agora utilizar as linhas de extensão Metrô Na Superfície Siqueira Campos/Gávea e Botafogo/Gávea e o Metrô Barra (Si (...)

Uma grande ressaca (12/10/2008)