O número de pessoas que utilizam o carro como principal meio de transporte na cidade de São Paulo passou para 38% neste ano, um aumento de 11% em relação a 2013, quando o índice era de 27%. Os dados são de pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Rede Nossa São Paulo. Os resultados foram divulgados dia 18, como parte da programação da Semana da Mobilidade 2014. O levantamento mostra que 71% dos usuários de carro deixariam de utilizar o veículo caso houvesse bons meios alternativos de transporte. Além disso, 27% deles seriam mais favoráveis ao uso do ônibus caso houvesse diminuição do tempo de espera pela condução.
Para outros 27%, um atrativo seria a maior quantidade de linhas. O trânsito foi avaliado como o quarto maior problema da cidade por 32% dos entrevistados. Ficou atrás apenas da saúde (72%), segurança pública (49%) e educação (43%).
Já o transporte coletivo foi apontado como o principal problema por 20% das pessoas ouvidas no estudo. A pesquisa aponta também que o tempo médio gasto no trânsito para realizar todos os deslocamentos diários é de 2h46. Foi constatado que 20% das pessoas demoram entre 1 hora e meia a 2 horas no deslocamento.
Já aquelas que demoram mais de 2 horas a 3 horas correspondem a 23%. Também foi avaliado o nível de satisfação dos paulistanos em relação à urbanização e meio ambiente. Foi utilizada uma escala de 0 a 10. Em relação à locomoção na cidade, o transporte teve nota 4,5.
Já as faixas de pedestre foram avaliadas com nota 4,9. Apesar dos muitos problemas na cidade, a pesquisa revelou que a maioria dos paulistanos está satisfeita com a qualidade de vida. O índice de aprovação foi de 66%, dentre os quais 18% avaliaram como "ótimo" e 48% como "bom".
Margem de erro
Para o levantamento, o Ibope ouviu 700 pessoas entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais. A pesquisa revelou que 88% dos entrevistados são a favor da construção e ampliação das ciclovias. No ano passado, o número correspondia a 86%.
Além disso, 26% dos entrevistados mencionaram a "construção de ciclovias" (26%) e "mais segurança para os ciclistas" (26%) como principais fatores para o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo ao carro. Ao mesmo tempo em que a maioria aprova as ciclovias, 80% dos ciclistas e motociclistas são "um pouco ou muito pouco" respeitados.
Avanço
Segundo o secretário estadual dos Transportes, Jurandir Fernandes, que representou o governador Geraldo Alckmin no evento de lançamento da pesquisa, há uma boa perspectiva sobre o futuro da grande São Paulo em relação à mobilidade.
"Não existe nada que se compare com o esforço, em conjunto com as três esferas da união, quando se diz respeito à mobilidade em São Paulo. Com todos os investimentos feitos, a cidade nos próximos seis anos será outra", estima.
Fonte: DCI, 19 de setembro de 2014

Categoria: Fique por Dentro

GPS de estacionamento (24/09/2014)

Circulam nas ruas por dia cerca de 3,8 milhões de carros, enquanto a cidade oferece pouco mais de 500.000 vagas em estacionamentos privados, segundo cálculos do Sindepark, o sindicato que representa a (...)