O número de paulistanos usando bicicletas como meio de transporte cresceu 50% em 2014. Pesquisa divulgada dia 18 pelo Ibope mostra que em um ano a capital paulista ganhou 86,1 mil ciclistas frequentes - o período coincide, em parte, com a ampliação da malha cicloviária da cidade.
Se no ano passado o mesmo levantamento apontava que 174,1 mil pessoas usavam bicicletas todos os dias como meio de transporte, atualmente o patamar alcançou 261 mil paulistanos. Outro dado revelado pelo estudo é que quase nove em cada dez habitantes da metrópole se dizem favoráveis às ciclovias: 88% apoiam as faixas segregadas, mais do que os 86% verificados no ano passado. Em 2013, havia nas vias do município apenas 63km de canaletas exclusivas para bicicletas, quantidade inferior à de outras metrópoles, como Rio, Bogotá, Nova York e Berlim.
Desde junho passado, quando a gestão Fernando Haddad passou a priorizar também a segurança dos ciclistas, foram inaugurados 70,6 km de ciclovias, mais do que dobrando os percursos só para bicicletas, que hoje somam 133,6km. Proporcionalmente, porém, os ciclistas ativos ainda são poucos: representam 3% dos entrevistados pelo instituto de pesquisa entre 29 de agosto e 3 de setembro, sob encomenda da Rede Nossa São Paulo. O Ibope ouviu 700 pessoas.
Do total, 71% declararam nunca usar a bicicleta como alternativa ao automóvel. Outros 23% afirmaram que sobem nas bicicletas de vez em quando e 3% quase todos os dias. A pesquisa foi encomendada pela Rede Nossa São Paulo.
O coordenador executivo da entidade, Mauricio Bronnizi Pereira, afirma que a tendência é de aumento dos usuários de bikes em São Paulo. "Em todos os lugares do mundo onde foram implementadas redes de ciclovia, sua presença induziu o maior uso de bicicleta."
Fonte: O Estado de S. Paulo, 19 de setembro de 2014

Categoria: Cidade

GPS de estacionamento (24/09/2014)

Circulam nas ruas por dia cerca de 3,8 milhões de carros, enquanto a cidade oferece pouco mais de 500.000 vagas em estacionamentos privados, segundo cálculos do Sindepark, o sindicato que representa a (...)