Três em cada quatro paulistanos são contra a demolição do elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, revela pesquisa Datafolha. A discussão sobre o destino da via esquentou após o novo Plano Diretor (conjunto de regras para orientar o crescimento da capital) prever a criação de lei que estabeleça sua desativação ou transformação em parque.
A estrutura é uma importante ligação viária entre as zonas leste e oeste e região central da cidade. Para 53% dos entrevistados, o elevado deveria continuar como está, voltado apenas para carros. Outros 23% acham que o Minhocão deveria virar um parque.
Somadas, as duas alternativas, que mantêm a estrutura de pé, têm a preferência de 76% dos entrevistados. Apenas 7% são a favor da demolição - 17% não souberam responder. A opção de manter o Minhocão como está é a preferida entre todas as faixas etárias, de renda e graus de escolaridade pesquisados.
Entre os mais velhos (65 anos ou mais) a hipótese é a escolha de 65%. A manutenção da estrutura também é a principal escolha entre usuários de carros (60%), metrô (54%), ônibus (52%) e pedestres (52%). Só não é a preferência da maioria dos ciclistas - a bicicleta é o meio de transporte menos citado pelos entrevistados.
Entre esse grupo, 39% preferem que a via seja transformada em parque. Entre os mais jovens, a opção também tem alto índice de adeptos (32%). Atualmente o elevado é utilizado como espaço de lazer pela população da região à noite, aos domingos e feriados, quando é fechado para carros.
Porém, os moradores da cidade mais a favor da transformação em parque são os da zona norte (29%). Esse índice no centro é menor (17%). A maior aprovação da demolição do Minhocão está entre os mais escolarizados (15%) e os mais ricos (25%). O futuro do elevado foi discutido em uma audiência pública na Câmara Municipal neste mês.
Há um projeto de lei tramitando na Casa que visa a transformação do elevado num espaço verde.
Usuários
A pesquisa foi composta por 1.121 entrevistas com pessoas maiores de 16 anos, em 16 e 17 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Um percentual de 56% declarou ter o costume de passar ou já ter passado pelo elevado. O índice chega a 86% dos moradores do centro e a 81% entre os mais ricos. De acordo com a pesquisa, 42% dos entrevistados nunca passaram pelo Minhocão - o que é mais comum entre os mais jovens (65%) e os mais pobres (56%).
Transformação em corredor de ônibus é avaliada
Uma das possibilidades que a Prefeitura de São Paulo avalia para o futuro do Minhocão é transformá-lo em um corredor expresso e exclusivo de ônibus. A Folha apurou que a gestão do prefeito Fernando Haddad cogita transferir parte das linhas de ônibus que passam embaixo do elevado para cima, embora a decisão sobre o destino da via esteja longe de ser tomada. Hoje, cerca de 80 mil carros passam diariamente pelo Minhocão.
Fonte: Folha de S. Paulo, 23 de setembro de 2014

Categoria: Cidade

GPS de estacionamento (24/09/2014)

Circulam nas ruas por dia cerca de 3,8 milhões de carros, enquanto a cidade oferece pouco mais de 500.000 vagas em estacionamentos privados, segundo cálculos do Sindepark, o sindicato que representa a (...)