A simpatia dos brasilienses pelas ciclovias não é proporcional ao uso das faixas exclusivas que se tornaram parte do cenário da área central da capital do país. Cerca de dois terços dos moradores (64%) nunca pedalou por elas. O dado foi aferido pela pesquisa Datafolha. Segundo o estudo, 67% dos que vivem em Brasília aprovam a implantação das faixas especiais para ciclistas e 19% consideram regular. Apenas uma minoria, 8%, reprova.
Ainda segundo a pesquisa, o uso das bicicletas na capital é mais popular entre os jovens, 48% declaram já ter pedalado pelas vias alguma vez.
Foram ouvidos 736 eleitores do Distrito Federal, entre 12 e 13 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou menos.
Entre os que fazem uso das ciclovias, a crítica mais frequente está na falta de interligação entre elas.
Até o momento, a implantação vem sendo feita gradualmente dentro de cada bairro. Assim, sem interligação, não é possível chegar a regiões diferentes apenas usando as faixas, restritas a pequenos circuitos dentro em uma mesma região.
"Eu uso a bicicleta por lazer, principalmente nos fins de semana", disse a estudante Raylla Cruz. "Para mim esse não é um meio de transporte, porque eu não conseguiria vir de casa até a Esplanada dos Ministérios ou à faculdade, mesmo havendo uma faixa na frente da minha casa" afirmou.
O problema, segundo ela, seria ter de dividir espaço com os carros, na pista, quando a ciclovia acaba. "Não é seguro", completou.
Atualmente há 440 quilômetros de ciclovias no DF.
Fonte: Folha de S. Paulo, 22 de setembro de 2014

GPS de estacionamento (24/09/2014)

Circulam nas ruas por dia cerca de 3,8 milhões de carros, enquanto a cidade oferece pouco mais de 500.000 vagas em estacionamentos privados, segundo cálculos do Sindepark, o sindicato que representa a (...)

Falta estacionamento para bicicletas (20/09/2014)