O edifício-garagem do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, está funcionando em fase de testes, aberto para uso de passageiros e funcionários. O local, ainda sem licença ambiental de operação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), oferece 4 mil vagas cobertas para estacionamento em quatro pisos diferentes, mas apenas os dois primeiros estão em operação.
O preço é o mesmo dos outros bolsões de estacionamento do aeroporto - a primeira hora custa R$ 7,00 e o dia completo, R$ 40,00. O serviço tem agradado os usuários, que elogiam o fato de as vagas serem cobertas. O edifício-garagem é um dos quatro itens que fazem parte da primeira fase de obras de ampliação do aeroporto, incluindo o novo terminal de passageiro, pátios de aeronaves e a adequação da pista de pouso e decolagens, de taxiamento e a área de segurança no fim da pista.
A distância do atual terminal, porém, ainda é um problema, já que o edifício-garagem foi projetado levando em consideração o novo terminal, que ainda não foi entregue. Por enquanto, os passageiros são levados por vans gratuitas, que saem do edifício-garagem a cada dez minutos.
"Achei bom, porém caro, como os outros. Mas é seguro e coberto, o que compensa", afirmou o advogado Regis de Aquino, de 55 anos, que usou o edifício-garagem pela primeira vez dia 17 no período da manhã, quando os outros quatro estacionamentos - A, B, C e D - estavam lotados.
Segundo a Cetesb, a licença de operação foi pedida por Viracopos em 4 de abril, mas segue em análise e novas informações técnicas foram encaminhadas pela concessionária Aeroportos Brasil, responsável pela administração do terminal, no dia 5 de setembro. As informações, informou o órgão, "estão em análise na Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental". A companhia informou ainda que, "até o momento, não foram constatadas novas irregularidades por parte da ABV".
Fonte: Correio Popular (Campinas), 19 de setembro de 2014

GPS de estacionamento (24/09/2014)

Circulam nas ruas por dia cerca de 3,8 milhões de carros, enquanto a cidade oferece pouco mais de 500.000 vagas em estacionamentos privados, segundo cálculos do Sindepark, o sindicato que representa a (...)

Falta estacionamento para bicicletas (20/09/2014)