Parking News

Comerciantes e empresários da avenida do Café, em Ribeirão, estão colhendo assinaturas para um abaixo-assinado para pedir à prefeitura que não elimine as vagas de estacionamento na via. O governo da prefeita Dárcy Vera pretende transformar a terceira faixa da avenida, hoje usada como estacionamento, em um corredor exclusivo de ônibus.
Não há data para iniciar a mudança. De acordo com os comerciantes, a queda no volume de negócios pode chegar a até 50%. A estimativa é que atualmente haja ao menos 400 vagas na avenida. Desde 2011, a prefeitura já eliminou 265 vagas de estacionamento nas avenidas Francisco Junqueira, Independência e Meira Júnior.
"Aqui [avenida do Café] há apenas três linhas de ônibus. Cada um passa num intervalo de 40 minutos", disse Tania Muraca, uma das articuladoras do grupo, que tem cerca de cem comerciantes e empresários. Dona de um restaurante japonês, ela tem comércio na avenida há 20 anos. O abaixo-assinado foi espalhado em 40 estabelecimentos comerciais da avenida desde o mês passado.
No total, cerca de 2.000 assinaturas já foram coletadas. Há cerca de um mês, o grupo tentou marcar uma reunião com a prefeita, mas ainda não obteve resposta.
Críticas
"Nós temos o direito de conhecer o projeto antes de ser implantado", disse Adolfo Barrado, proprietário de uma loja de tintas e estabelecido na avenida há 24 anos. Cláudio Spanghero, dono de uma salgaderia, afirmou que as ruas próximas são estreitas, o que prejudicaria o estacionamento. Além disso, os quarteirões são longos - o que, em sua opinião, desestimularia o consumidor a procurar por vaga no entorno.
"Tenho 18 funcionários. Já me preparo para fazer demissões ou sair daqui", disse. A Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) foi informada pela Transerp (empresa de trânsito e transporte de Ribeirão) sobre a realização de estudos para implantação da faixa exclusiva de ônibus.
De acordo com o presidente, Antonio Calos Maçonetto, é preciso que a medida seja discutida "exaustivamente" antes de ser implantada. Archimedes Azevedo Raia Júnior, especialista em trânsito e professor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), disse que a medida é necessária.
No entanto, afirmou que a prefeitura deveria incentivar outras alternativas, como estacionamentos privados, na avenida do Café.
Fonte: Folha de S. Paulo, 16 de setembro de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

GPS de estacionamento (24/09/2014)

Circulam nas ruas por dia cerca de 3,8 milhões de carros, enquanto a cidade oferece pouco mais de 500.000 vagas em estacionamentos privados, segundo cálculos do Sindepark, o sindicato que representa a (...)

Falta estacionamento para bicicletas (20/09/2014)

Mais de 1 milhão de pessoas utilizam a bicicleta para se locomover na Baixada Santista diariamente, de acordo com a Associação Brasileira de Ciclistas (ABC). Além de ser saudável e não poluente, o veí (...)

Lentidão fica na méa em SP (23/09/2014)

No Dia Mundial Sem Carro, ontem (22), a capital paulista registrou lentidão dentro da média. Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) indicam que, na maior parte do dia, São Paulo apresentou (...)

Transporte de massa é o alvo (17/09/2014)

Os longos deslocamentos diários, a superlotação de ônibus e metrôs e a crescente opção pelo transporte individual, que aumenta os congestionamentos, tornaram-se um gargalo persistente no Brasil. Segun (...)


Seja um associado Sindepark