O número de acidentes e de mortos nas estradas federais durante o carnaval aumentou 13% em relação a 2009. O balanço da Polícia Rodoviária Federal mostra que 143 pessoas morreram em 233 acidentes. Outras 1.912 ficaram feridas. O primeiro dia do feriado prolongado, o sábado, foi o mais violento, com 37 mortos. As informações são de O Estado de S. Paulo.
O levantamento inclui apenas os 66 mil km de estradas federais no País e deixa de fora as malhas estaduais. Minas, que tem o maior número de rodovias sob comando da União, ficou mais uma vez em primeiro lugar como Estado mais violento. Foram 493 acidentes, 26 mortes e 378 feridos.
Em seguida aparecem Rio e Bahia, cada um com 11 mortes, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com 10, e Paraná, onde foram registradas 9 mortes. Em relação aos acidentes, Santa Catarina está em segundo lugar, com 442 ocorrências, seguido por Paraná (361) e Rio (302). São Paulo, que em 2009 teve o 5º maior número de acidentes, desta vez não aparece no ranking federal.
No entanto, o balanço da Secretaria de Transportes do Estado, levando em conta a malha estadual, mostra que 41 pessoas morreram em acidentes automobilísticos nos 22 mil km de estradas paulistas durante o feriado. No total, houve 1.315 acidentes e 814 feridos. A secretaria afirma que o índice de acidentes caiu 1,7% e o de mortos, 15%. O governo paulista não faz a comparação com dados absolutos, mas calcula um índice levando em conta a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos nas estradas e o período analisado.
Bebida e direção
De acordo com a PRF, a maior novidade nas autuações deste ano foi o número de motoristas embriagados nas estradas. Com a ampliação do número de bafômetros à disposição de 700 para 2 mil, foram feitos 46.226 testes de embriaguez e 1.253 motoristas foram flagrados dirigindo bêbados. Desses, 593 foram presos em flagrante e levados para a custódia da Polícia Civil.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 19 de fevereiro de 2010

Flanelinha é profissão? (20/02/2010)

Uma proposta de legalizar a atividade dos flanelinhas está gerando queda de braço entre a Prefeitura de Itapema e a Câmara de Vereadores. A lei que regulamenta o trabalho dos guardadores sofreu veto d (...)