O comércio de bens, serviços e turismo deixou de ganhar cerca de R$ 55 bilhões nos 12 feriados que caíram em dias úteis no ano passado, segundo estimativa da Fecomercio-RJ. De acordo a entidade, para cada dia de feriado no País o setor deixou de faturar, em média, cerca de R$ 4,5 bilhões. O portal G1 destaca que no Estado do Rio de Janeiro as perdas foram estimadas em R$ 8,1 bilhões - aproximadamente R$ 540 milhões por feriado.
"Além disso, com o decreto de feriados em datas que poderiam ser apenas comemorativas, como uma forma de homenagem, o custo da mão-de-obra empregada pelo comércio aumenta em 100% e os estabelecimentos só podem abrir com permissão prévia da autoridade competente", diz a Fecomercio-RJ em nota.
Para este ano, a previsão é de que as perdas para o setor alcancem cerca de R$ 6,8 bilhões só no Rio de Janeiro. Por feriado, as perdas devem chegar a R$ 568 milhões.
Fonte: portal G1, 19 de fevereiro de 2010

Flanelinha é profissão? (20/02/2010)

Uma proposta de legalizar a atividade dos flanelinhas está gerando queda de braço entre a Prefeitura de Itapema e a Câmara de Vereadores. A lei que regulamenta o trabalho dos guardadores sofreu veto d (...)