O que esperar do setor de Facility Management? Como foram os negócios em 2009? E de que forma esses resultados impactarão o setor neste novo ano que se inicia? Para descobrir a resposta destas e outras questões, a Revista Infra Facility Property convidou algumas das principais entidades (que representam empresas) do mercado imobiliário e de serviços, aqui representadas por seus respectivos presidentes. Confira a realidade e as expectativas para Segurança, Habitação, Limpeza, Estacionamentos, Tratamento de Resíduos, Construção Sustentável e Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento.

"Mais integração entre Facilities e o segmento de segurança eletrônica"
- Marcos Menezes, diretor de Comunicação da Abese - Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança

Quais as expectativas com relação ao seu segmento no mercado?
-O mercado de segurança eletrônica é crescente. As empresas começam a se especializar no atendimento e no uso de tecnologias e prestação de serviços para esse nicho.

Como o segmento poderá contribuir para o crescimento do setor de Facilities?
- Uma das grandes discussões do setor de Facilities é a gestão predial. Há a disponibilidade de ferramentas para o controle de acesso, gestão e controle de elevadores, iluminação, ar condicionado, sistemas de vídeo, detecção de incêndio, sistema de evacuação, de comunicação, sonorização, intrusão, entre outros. Nesse sentido, o setor de segurança eletrônica pode oferecer a possibilidade de utilização de apenas uma ferramenta ou do pacote completo para gestão predial, ampliando, desta forma, a gama de soluções oferecidas aos seus clientes.

Quais as principais conquistas da entidade em 2009 e as metas para 2010?
- Realizamos em 2009 importantes encontros no País entre empresários do mercado, chegamos à criação da Federação Interestadual das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, a Fenabese, reafirmando a importância deste segmento, entre outros projetos. Para 2010, como complemento aos objetivos da entidade, planejamos o lançamento da Revista da Abese, que servirá como importante fonte de informação e atualização para os profissionais do setor. Temos também a realização do principal evento de segurança eletrônica do Brasil, a 13ª Exposec e o VI CIS (Congresso Internacional de Segurança), que acontecerá em São Paulo, entre os dias 25 e 27 de maio, e que promete trazer novas soluções e tecnologias, além de grandes oportunidades de negócios e atualização de conhecimento para seus visitantes. Este ano ainda é muito especial por comemorarmos os 15 anos da entidade. Para isto, planejamos uma série de ações para estreitar nosso relacionamento com o consumidor, empresários e todos os parceiros da instituição. É importante ressaltar a crescente necessidade de integração entre o setor de facilities e o segmento de segurança eletrônica.

"Expectativa de crescer 15%"
- João Crestana, presidente do Secovi-SP - Sindicato da Habitação

Qual tem sido o papel do Secovi-SP na economia e no mercado imobiliário?
- O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo é reconhecido como um dos mais atuantes e representativos sindicatos dos condomínios e da indústria imobiliária. Com mais de 60 anos de atividades ininterruptas, representa 17 mil empresas e 29 mil condomínios do Estado de São Paulo nos segmentos de incorporação, loteamentos, comercialização, administração imobiliária e condomínios.

Como a entidade tem contribuído para o crescimento do País e para Facilities?
- O setor da construção civil e imobiliária é um dos maiores geradores de empregos formais. Além disso, ele é responsável por produzir moradias e melhorar as condições sociais dos brasileiros, dando dignidade e cidadania a todos. Quanto à influência do setor na área de Facilities, acredito que será ampla e irá movimentar toda a infraestrutura administrativa de condomínios residenciais e comerciais, gerando empregos indiretos e aquecendo a economia do País.

O que esperar de 2010?
- O setor tem a expectativa de crescer entre 10% e 15%, mas há algumas preocupações a serem superadas, como possível falta de mão-de-obra especializada, aumento dos custos da construção, manutenção da qualidade das obras dos empreendimentos dentro do programa "Minha Casa, Minha Vida" e cumprimento dos prazos dos empreendimentos. O segmento almeja também a redução da burocracia na aprovação de projetos, principalmente no que concerne ao meio ambiente, e a implantação do princípio da concentração de matrícula, do cadastro positivo e uso da Tabela Price.

"Setor deve ganhar um Centro de Formação, Treinamento..."
- Sergio Morad, presidente do Sindepark - Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo

O que esperar deste segmento?
- Ele deverá continuar crescendo, ainda que não existam estatísticas específicas para a sua mensuração; a frota de automóveis continua aumentando. Deve-se ainda considerar que as ruas nas grandes metrópoles devem ser destinadas fundamentalmente para a circulação de veículos, que deve determinar a diminuição de vagas nas vias públicas, gerando a necessidade de criação de mais vagas nos estacionamentos.

Como foi 2009?
- Ano passado, lançamos o Programa "Vaga Eficiente", que tem como objetivo facilitar o ingresso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida no mercado de trabalho, em nosso segmento. Realizamos também a 8a edição da campanha Manobra da Alegria, fruto de uma parceria de oito anos entre o Sindepark, através das empresas associadas, e o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) para ajudar no combate e cura do câncer infantil. Neste ano, houve um aumento de 34% no número de unidades certificadas com o Selo de Qualidade Sindepark.

E as expectativas para 2010?
- Pretendemos criar um Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento para Operadores de Estacionamento, que terá como objetivo formar e reciclar a mão-de-obra das empresas do setor. Lançaremos também uma campanha informativa para os contratantes, sobre os benefícios de contratar empresas que possuam unidades certificadas com o Selo de Qualidade Sindepark, que certamente é um diferencial importante.
Fonte: Revista Infra Facility Property (SP), 20 a 24 de fevereiro de 2010

Categoria: Fique por Dentro

Flanelinha é profissão? (20/02/2010)

Uma proposta de legalizar a atividade dos flanelinhas está gerando queda de braço entre a Prefeitura de Itapema e a Câmara de Vereadores. A lei que regulamenta o trabalho dos guardadores sofreu veto d (...)