A Secretaria de Estado da Fazenda paulista informou que um erro de cálculo no valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de dois modelos do Gol elevou o valor do imposto a pagar. Os modelos são: Gol 1.0 G4 (código IPVA 1157780), fabricado em 2008 e em 2009; e Gol MI (código IPVA 1157370), fabricado em 1995, 1996 e 1998. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, a frota de carros nesses grupos é de cerca de 36,3 mil.
Além desses, há ainda 4.000 veículos dos modelos Jeep G. Cherokee Limited e GM Captiva Sport FWD, além da moto Sanyou XGW V1500W - os anos de fabricação não foram informados, segundo o jornal Agora.
O erro foi corrigido antes do início do pagamento da segunda parcela do imposto. Dessa forma, os proprietários desses veículos que optaram pelo parcelamento ficaram surpresos na hora de pagar a segunda cota do IPVA. Ao digitar o número do Renavam no caixa eletrônico, o contribuinte percebe que o valor que tem a pagar é menor do que aquele informado no aviso da cobrança. Isso porque o que foi cobrado a mais na primeira parcela foi descontado da segunda.
Quem quitou o imposto em cota única pagou um valor maior do que deveria. Para esses contribuintes, a Fazenda garante o reembolso. Segundo a Fazenda, para ter o reembolso, os proprietários dos veículos devem ir a uma agência da Nossa Caixa com os documentos pessoais e os do veículo.
Fonte: jornal Agora, 20 de fevereiro de 2010

Flanelinha é profissão? (20/02/2010)

Uma proposta de legalizar a atividade dos flanelinhas está gerando queda de braço entre a Prefeitura de Itapema e a Câmara de Vereadores. A lei que regulamenta o trabalho dos guardadores sofreu veto d (...)