Parking News

Dados do governo do Estado e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam redução nos índices de acidentes nas áreas urbanas e estradas federais e estaduais privatizadas, desde que a Lei Seca entrou em vigor, em 20 de junho. Porém, a queda foi mais significativa na região metropolitana de São Paulo, informa reportagem da Folha de S. Paulo.
A diminuição de 44% no número de feridos foi registrada tanto no primeiro mês de vigência da lei quanto nos dois meses seguintes. A comparação foi feita pela Secretaria de Estado da Saúde com base no mesmo período do ano passado. Não há informações do número de mortos.
No entanto, nas estradas pedagiadas a quantidade de feridos em acidentes não apresentou grande oscilação. O número de mortes caiu 5% e o de acidentes teve queda de 8%, comparando julho deste ano com o mesmo mês de 2007. A Artesp (agência que fiscaliza as concessões estaduais) não tem dados mais atuais.
Nas estradas federais que cortam o Estado, somados os meses de julho e de agosto, o número de feridos diminuiu 18%; o de mortos, 13%; e o total de acidentes aumentou 12%, de acordo com a PRF.
Especialistas consultados pela reportagem da Folha de São Paulo acreditam que a ingestão de bebidas alcoólicas tem pouco impacto nos índices referentes às estradas. "O alcoolismo não é o maior problema nas rodovias. Os acidentes estão mais ligados a velocidade e imprudência. E sua redução depende mais de outros fatores, como fiscalização e sinalização", afirma o professor de engenharia de tráfego da Universidade de Brasília (UnB) Paulo César Marques.
O número de acidentes nos 21,2 mil km de estradas de São Paulo subiu 3,2% de janeiro a julho, na comparação com o mesmo período do ano passado: de 43.180 para 44.580. O de mortos caiu 2,8%: de 1.315 para 1.278. Houve crescimento também nos acidentes com vítimas (2,3%) e feridos (1,2%), segundo dados da Artesp. Nos 4.800 km de estradas concedidas, os acidentes apresentaram estabilidade, cerca de 21 mil. O índice de mortes caiu 5%, de 455 para 433.
Fonte: Folha de S. Paulo, 19 de setembro de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

CET faz inspeção gratuita de carros (20/09/2008)

A CET começa a oferecer inspeção veicular gratuita para os motoristas da Capital dia 29 de setembro, informa o jornal Diário de S. Paulo. A unidade educativa da companhia, na Barra Funda, Zona Oeste, (...)

Semana Nacional do Trânsito em SP (18/09/2008)

A Semana Nacional do Trânsito, realizada entre 18 e 25 de setembro, tem programadas campanhas educativas por meio de esquetes - performances e encenações curtas - e peças teatrais nas ruas, além da im (...)

Estacionamento pago é a solução (17/09/2008)

Exploradas por flanelinhas, as dezenas de vagas no entorno do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, costumam lotar mesmo nos dias úteis. A solução é deixar o carro em espaços administrad (...)

São Paulo ganhará 182 novos radares (18/09/2008)

A Secretaria Municipal de Transportes garante que está aumentando a fiscalização com novos radares. Até o fim do ano, mais 182 - dos quais 175 fixos, 13 móveis e 60 Leitores Automáticos de Placas - se (...)

Paulistanos que abandonaram o carro (21/09/2008)

Para se locomover na cidade, 45% dos paulistanos preferem o carro e outros 55% usam meios de transporte coletivos. O grupo que usa metrô, ônibus e trem cresceu nos últimos cinco anos - eram 52,3% em 2 (...)


Seja um associado Sindepark