Entre os 5 mil cruzamentos com semáforos de São Paulo, três concentram um quarto dos acidentes de trânsito com vítima. No topo do ranking está a esquina das Avenidas Celso Garcia e Salim Farah Maluf, na Zona Leste, onde foram registradas no ano passado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) 22 colisões e sete atropelamentos. Em seguida, vem a Avenida do Estado com a Santos Dumont, com 15 batidas e oito atropelamentos. Com perfil diferente, o terceiro cruzamento, entre as Avenidas Paulista e Brigadeiro Luís Antônio, também tem altos índices de acidentes.
A reportagem do Jornal da Tarde percorreu os três pontos com o engenheiro de transportes Eduardo José Daros, presidente da Associação Brasileira de Pedestres. Na Paulista com a Brigadeiro, Daros ficou impressionado com a atitude dos pedestres. Eles aproveitavam as brechas nas grades recém-colocadas para atravessar fora da faixa, a 5 metros de distância. Segundo a Subprefeitura da Sé, algumas grades deixaram de ser postas porque precisavam de ajustes.
Os dois cruzamentos mais perigosos têm muito em comum. São vias arteriais longe do Centro, com velocidade limite de 60 km/h, grande fluxo de caminhões e poucos pedestres.
Fonte: Jornal da Tarde, 18 de setembro de 2008

Categoria: Cidade

CET faz inspeção gratuita de carros (20/09/2008)

A CET começa a oferecer inspeção veicular gratuita para os motoristas da Capital dia 29 de setembro, informa o jornal Diário de S. Paulo. A unidade educativa da companhia, na Barra Funda, Zona Oeste, (...)