Uma nova tecnologia promete revolucionar a dura arte de estacionar o carro: quando a rua estiver lotada, bastará sacar o celular para saber qual é a vaga mais próxima. Tudo graças ao Streetview, um sistema que usa milhares de sensores digitais para monitorar as ruas da cidade e está sendo instalado em São Francisco, nos Estados Unidos. Além de facilitar a vida dos motoristas, a novidade também promete melhorar o trânsito, constata reportagem da revista SuperInteressante.
É que um estudo feito nos EUA revelou que, em cidades apertadas como Nova York e São Francisco, até 45% dos carros presos em congestionamentos estão, na verdade, à procura de vagas para parar. O novo sistema, que custou USS 23 milhões, não elimina totalmente a briga para parar o carro, pois não permite reservar uma vaga na rua (ganha quem chegar primeiro). Lugar garantido, mesmo, só nos estacionamentos. E eles também estão chegando à era digital: o site Parking Carma, que gerencia os estacionamentos de 60 cidades dos EUA, permite reservar vagas via internet e com hora marcada. E tem outro grande diferencial: libera para estacionamento lugares que antes não eram abertos ao público - pois empresas e até pessoas físicas que tenham vagas disponíveis em suas garagens particulares podem alugá-las por meio do site.
Fonte: Revista SuperInteressante (SP), setembro/2008

Categoria: Fique por Dentro

CET faz inspeção gratuita de carros (20/09/2008)

A CET começa a oferecer inspeção veicular gratuita para os motoristas da Capital dia 29 de setembro, informa o jornal Diário de S. Paulo. A unidade educativa da companhia, na Barra Funda, Zona Oeste, (...)