A Nissan começou a testar o elétrico Leaf com sistema de direção autônoma nas estradas japonesas. O primeiro teste com o carro capaz de rodar sem a atuação do motorista foi feito na via expressa Sagami, no município de Kanagawa, sudeste de Tóquio. Os passageiros do veículo foram o prefeito Yuji Kuroiwa e o vice-presidente mundial da Nissan, Toshiyuki Shiga. Jornalistas assistiram aos testes e depois também puderam andar no Leaf autônomo.
?Por meio desses testes em rodovia esperamos avançar no desenvolvimento tecnológico, com o desafio de oferecer logo veículos autônomos?, disse Shiga. ?Quando iniciamos um novo projeto, é necessário um grande esforço para entender todas as variáveis envolvidas. Conseguimos conduzir esse importante teste na via expressa Sagami e ficamos agradecidos pelo grande suporte oferecido pela prefeitura de Kanagawa?, concluiu.
Os testes em rodovias convencionais no Japão vão ajudar a Nissan a desenvolver o sistema de direção autônoma para seus carros, que a montadora tem planos de colocar à venda partir de 2020. O Leaf usado no teste é o primeiro modelo autônomo a obter autorização para ser emplacado no Japão e, assim, poder rodar como qualquer outro veículo.
O protótipo é equipado com sensores e câmeras que detectam a condição da rodovia e transmitem essas informações para centrais de processamento e atuadores. Dessa forma, o carro opera automaticamente a direção, freios e aceleração. Os veículos autônomos podem rodar em modo totalmente automático nas ruas, mesmo no meio do trânsito, trocar de pistas e manter distância segura dos outros carros.
Funções já testadas:
Controle de distância
Mudança de faixa
Ultrapassagem
Entrada na estrada
Saída da estrada
Desvios e retornos
Fonte: Automotive Business, 28 de novembro de 2013

Variação de ritmo (28/11/2013)

O crescimento da indústria de shoppings nunca foi tão expressivo e rápido. De janeiro de 2007 a dezembro de 2012, foram inaugurados 94 empreendimentos em todo o país. O faturamento aumentou 106%, fech (...)

Como será a garagem do futuro? (25/11/2013)

Chegar ao prédio, pegar o elevador e caminhar até a porta de casa é algo comum na rotina de milhares de moradores. Mas, e se você fizesse tudo isso de carro? Essa realidade já é possível em alguns emp (...)