A cena de blitz da Lei Seca em vias movimentadas do Recife já se tornou comum. Os motoristas são parados e têm de passar no teste do bafômetro para seguir viagem. A operação foi implantada há dois anos e tem apresentado resultados positivos, como a redução no número de mortes no trânsito. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), no ano passado foram registradas 1.065 vítimas fatais, contra 975 em 2013. O assunto foi abordado em reportagem exibida pelo NETV 2ª Edição do dia 30.
A faixa etária com maior proporção de acidentes com mortes está entre 20 e 39 anos de idade e mais de 80% das vítimas são do sexo masculino. Um dado preocupante da SES é que, do total de mortes, 74,5% aconteceram no interior do estado. Este ano, até novembro, a operação Lei Seca abordou 310.794 veículos.
Para o secretário estadual de Saúde, Antônio Figueira, a redução nos acidentes e mortes mostra que as ações estão no caminho certo. "A avaliação é muito positiva não apenas pela redução de mortes por acidente de trânsito, mas a gente começa a notar uma mudança de cultura também. Apesar de o número de abordagens ter crescido 40% este ano, a quantidade de pessoas pegas como crime diminuiu", disse.
Alguns carros da operação usam um equipamento que impede que o veículo dê partida se o motorista tiver consumido álcool. Antes de ligar o automóvel, o motorista faz o teste do bafômetro. Se a taxa for zero, ele está aprovado e pode dar partida no carro.
O coordenador executivo da operação Lei Seca em Pernambuco, André Cavalcanti, acredita que o equipamento pode dar bons resultados se for usado por empresas que trabalham com motoristas. "Principalmente empresas de ônibus, transporte escolar e de carga. Isso é bastante importante porque a gente tem certeza que aquele condutor não está alcoolizado", explicou.
Fonte: G1, 30 de novembro de 2013

Variação de ritmo (28/11/2013)

O crescimento da indústria de shoppings nunca foi tão expressivo e rápido. De janeiro de 2007 a dezembro de 2012, foram inaugurados 94 empreendimentos em todo o país. O faturamento aumentou 106%, fech (...)

Como será a garagem do futuro? (25/11/2013)