O Bilhete Único Mensal, que começou a valer neste sábado (30), deve deixar os ônibus da cidade de São Paulo e os trens do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) mais cheios nos fins de semana. A previsão da prefeitura e do governo estadual é de que o novo cartão aumente a demanda por transporte fora dos horários de pico e também aos sábados e domingos. Segundo os órgãos públicos, os portadores do Bilhete Mensal usarão mais ônibus e trens para fazer deslocamentos fora da rota casa-trabalho. As informações são do UOL.
Apesar da expectativa de elevação do uso do transporte, não há planos para aumentar a capacidade dos sistemas. O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, e o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmam que há capacidade ociosa nos ônibus e trens do Metrô e da CPTM e que isso será suficiente para suprir a ampliação da demanda fora dos horários de pico e aos sábados e domingos.
No caso dos fins de semana, o sistema municipal de ônibus funciona com 70% da frota aos sábados e com 50% aos domingos, de acordo com a SPTrans. Segundo Jilmar Tatto, a prefeitura monitora o movimento semanalmente e poderá aumentar a frota nesses dias caso haja necessidade.
Baseados no movimento de outubro nos sistema de transportes, prefeitura e governo estadual calculam que o Bilhete Mensal é vantajoso, de imediato, para mais de 860 mil passageiros, o que equivalente a 17% do total de usuários.
Mais de 155 mil pessoas já se cadastraram para obter o novo cartão, segundo a SPTrans, empresa responsável pela gestão do transporte na capital paulista. A maioria ganha menos de dois salários mínimos por mês. Do total de bilhetes solicitados, pelo menos 60 mil foram colocados à disposição dos inscritos. A entrega segue a ordem cronológica das inscrições.
Valores
Quem tem o novo bilhete pode utilizá-lo somente nos ônibus ou somente no transporte sobre trilhos, com uma cota de R$ 140 (R$ 70 para estudantes), e também tem a opção de usar a integração ônibus-Metrô/CPTM, com uma cota de R$ 230 (R$ 140 para estudantes). Os créditos valem por 31 dias.
Como atualmente a tarifa do transporte em São Paulo custa R$ 3, a cota menor é vantajosa para quem faz mais de 46 viagens por mês. A cota maior é benéfica para o passageiro que faz mais de 49 viagens mensais, já que o valor da integração custa hoje R$ 4,65. Para o estudante, a cota da integração será vantajosa se ele fizer mais de 46 viagens por mês.
Os estudantes retiram o bilhete nas instituições de ensino, mas não são obrigados a migrar para o mensal. Como o ano letivo está acabando, eles só poderão usar as cotas em fevereiro de 2014.
São Paulo é a primeira cidade do país a contar com um bilhete mensal de transporte, sistema existente em cidades do exterior.
Fonte: UOL, 30 de novembro de 2013

Variação de ritmo (28/11/2013)

O crescimento da indústria de shoppings nunca foi tão expressivo e rápido. De janeiro de 2007 a dezembro de 2012, foram inaugurados 94 empreendimentos em todo o país. O faturamento aumentou 106%, fech (...)

Como será a garagem do futuro? (25/11/2013)