Novembro registrou uma boa média diária de vendas, 14.354 unidades, a terceira melhor do ano. As vendas vinham fracas até a última quarta-feira, mas nos dois últimos dias do mês ? 28 (quinta) e 29 (sexta-feira) ? o mercado vendeu 40 mil carros. A ?recuperação?, no entanto, veio tarde. Não foi o suficiente para que novembro superasse o volume de vendas de outubro, uma vez que o mês passado teve apenas 20 dias úteis.
O balanço final, com 287.075 carros e comerciais leves registrados pelo Renavam, representa uma queda de 8,4% em relação a outubro e o pior desempenho mensal desde março deste ano.
Em relação a novembro do ano passado também houve queda, de 3,4%, e no acumulado do ano a queda agora é maior: -1,6% em relação aos primeiros onze meses de 2012. Foram vendidas até agora 3.238.490 unidades, 56.258 unidades a menos do que no período janeiro-novembro do ano passado (3.291.748).
No ranking de vendas por marca, a Volkswagen recuperou a vice-liderança, que no mês passado foi da GM. A Fiat fechou o mês mais uma vez na liderança, com 20,8% do mercado e 59.694 unidades. A Volkswagen ficou com 18,3% (52.438) e a GM com 17,9% e 51.437 unidades vendidas.
A Ford manteve o desempenho em torno dos 10% (exatamente 9,3% em novembro) e isolada na quarta posição, sem ameaçar os líderes e ainda mantendo certa distância em relação a Renault e Hyundai. A francesa ficou com 7,2% no mercado e a coreana com 6,4%.
Completam a lista das dez marcas mais vendidas: a Toyota, na sétima posição, com 5,2% do mercado; a Honda, em oitavo, com 4,3%; a Nissan, nona, com 2,3% e em décimo lugar a Citroën, que ficou com 1,8% de participação.
Vendendo apenas 22 unidades a mais, a Mitsubishi passou a Peugeot em novembro: a japonesa vendeu 4.237 carros e ficou com 1,48% do mercado, ocupando a 11ª, posição e a francesa ficou em 12º lugar, com 4.215 unidades e 1,47% de participação.
A seguir aparecem Kia, Mercedes-Benz, BMW, Chery, JAC, Land Rover, Audi e Suzuki, completando a lista das 20 marcas mais vendidas no mês, todas com menos de 1% de participação.
Fonte: site O Mundo em Movimento, 2 de dezembro de 2013

Variação de ritmo (28/11/2013)

O crescimento da indústria de shoppings nunca foi tão expressivo e rápido. De janeiro de 2007 a dezembro de 2012, foram inaugurados 94 empreendimentos em todo o país. O faturamento aumentou 106%, fech (...)

Como será a garagem do futuro? (25/11/2013)