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Apontados por 10 entre 10 adversários da prorrogação dos contratos de concessão de rodovias como a salvação para as estradas gaúchas, os pedágios comunitários deverão ser revistos e ampliados pelo Piratini. Mas o governo não os considera alternativa ao pedagiamento privado, ressalta o jornal Zero Hora.
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) finaliza estudos para a criação de novas praças de pedágio comunitário, que deverão ser instaladas nas rodovias RS-287, RS-324, RS-342 e RS-240. O governo pretende incluir cronogramas para execução de obras e serviços de apoio ao usuário, como ambulâncias e guinchos - a exemplo das concessões privadas. Mas o diretor-geral do Daer, Vicente Britto Pereira, não considera a hipótese de esperar até 2013 e converter as atuais praças privadas em comunitárias: "Isso não seria viável. Os dois modelos são completamente diferentes. Podem até atuar juntos, mas manter o sistema só com comunitários não seria razoável".
Já o presidente da Federação das Associações de Municípios (Famurs), Elir Girardi, acredita que a ênfase do pedagiamento deve ser no modelo comunitário. Na associação dos prefeitos do Vale dos Sinos, também presidida por Girardi, os 18 prefeitos decidiram pelo apoio à transformação de todas as praças de pedágio privadas em comunitárias a partir do final do atual contrato.
Na batalha entre governo e adversários da prorrogação, as concessionárias de rodovias consideram que os dois modelos podem conviver pacificamente, com predominância privada.
Fonte: Zero Hora (Porto Alegre-RS), 15 de novembro de 2008

Categoria: Geral


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