Se o Ford fosse criar um substituto para o maior sucesso de sua história, o Ford Modelo T, que comemorou cem anos recentemente, é possível que seguisse os conceitos do veículo da foto, escreve Gustavo Henrique Ruffo para o site WebMotors. O projeto, de autoria do IKA (Instituto de Engenharia Automotiva, em alemão), da Universidade Aachen, na Alemanha, foi o vencedor do concurso para criar um veículo que incorporasse o espírito do T no século XXI. O prêmio foi de US$ 25 mil, pagos em bolsas de estudo.
Para vencer, o projeto alemão teve de atender a alguns critérios, como peso baixo, simplicidade, praticidade, durabilidade, lugar para duas pessoas ao menos, autonomia de 200 km e preço abaixo de US$ 7.000. O IKA conseguiu que seu projeto tivesse um preço estimado de US$ 6.780 (mais ou menos R$ 15 mil).
Com apenas 800 kg, o projeto para o Ford T do futuro seria o de uma pequena picape para três passageiros. O motorista iria no centro do carro, uma posição que, além de facilitar a dirigibilidade, elimina os custos de adaptação para direção na direita ou na esquerda. O custo e o peso também caíram bastante porque apenas o banco do motorista tem regulagem de posição.
Inovador, o modelo pode ter três tipos de propulsão: só com motor a combustão, híbrida ou inteiramente elétrica. O peso e os custos se elevam na medida em que o veículo se torna menos poluente. Só com baterias, ele custaria o dobro do preço, ou cerca de US$ 14 mil (coisa de R$ 30 mil). No Exterior, é o preço de um VW Golf. Por aqui, o de um carrinho com motor 1.0.
Ainda que o desenho não seja lá dos mais bonitos, o Modelo T do século XXI pode ser a semente do carro barato da Ford. Com estrutura flexível, formada por uma série de módulos, o desenvolvimento de novos modelos seria bem mais fácil que a de um carro convencional. O projeto até teria uma data de apresentação, 2015. Pode ser que a Ford goste da idéia.
Fonte: site WebMotors, 23 de outubro de 2008

Categoria: Mundo do Automóvel

Estradas têm número alto de mortes (24/11/2008)

O último feriado da Consciência Negra registrou o segundo maior número de mortes nas estradas federais do Rio de Janeiro, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O jornal O Dia inform (...)