A Lei Seca, implantada dia 20, já registra 80 multas e 38 prisões, somente em estradas federais, em nove Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. As informações, divulgadas pelo site Maplink, são da Polícia Rodoviária Federal, que levantou os dados nos dias 21 e 22. O decreto visa punir o motorista que dirigir embriagado, caso seja constatado que tenha ingerido álcool e o índice seja igual ou acima de seis decigramas. Abaixo de dois decigramas, o que corresponde a menos de um copo de cerveja, o condutor fica livre de punição.
O Rio de Janeiro não registrou multas no primeiro fim de semana da nova lei. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, se o novo regulamento estivesse em vigor desde janeiro, 67 motoristas poderiam estar sujeitos à prisão, tanto nas estradas federais quanto fluminenses.
O Rio só conta com sete bafômetros em 35 postos, confirmou a PRF. Outros 15 equipamentos antigos, que não estavam dentro das especificações necessárias para a lei anterior, voltarão à ativa nos próximos dias, depois de serem conferidos pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). Porém, o órgão admite que o número dos aparelhos é baixo, e será primordial adquirir mais bafômetros. A previsão é de três meses de espera.
Fonte: site Maplink, 24 de junho de 2008

Expresso para o aeroporto (20/06/2008)

O leitor Denílson Perozzo, da Capital paulista, escreve ao jornal O Estado de S. Paulo: "Em 2007, com o apagão aéreo e o acidente em Congonhas, muito se falou no expresso aeroporto, ramal ferroviário (...)

Capacete move automóvel por sinais cerebrais (19/06/2008)