Parking News

Um mês atrás, a cidade alemã de Bohmte resolveu retirar das ruas todos os semáforos e placas de trânsito em uma tentativa de diminuir o número de acidentes. Dia 22, as autoridades anunciaram os primeiros resultados da experiência insólita: "sucesso total". A idéia, segundo informações do jornal Daily Mail, divulgadas pelo site Terra, tem base em um plano lançado pela União Européia de "espaço compartilhado" no trânsito. A idéia, por incrível que pareça, foi desenvolvida por um especialista de tráfego, o holandês Hans Monderman.
De acordo com o plano, ao circular pela cidade, os motoristas devem negociar a preferência com os demais usuários das vias, e não apenas respeitar regras previamente impostas. A idéia é que os motoristas prestem mais atenção ao que os outros estão fazendo. Assim, segundo Monderman, o número de acidentes diminui. Cerca de 13 mil carros circulam por Bohmte diariamente. As autoridades informaram que cerca de sete acidentes graves eram registrados por mês, fora as numerosas pequenas batidas na qual a polícia não se envolvia.
Desde que a cidade aboliu os sinais de trânsito, não foi registrado um acidente sequer, grave ou leve. "Nós estamos tentando reduzir a quantidade de sinais de trânsito por toda a Europa. Estamos acreditando na prudência das pessoas", disse o porta-voz da cidade.
Fonte: site Terra, 23 de junho de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Expresso para o aeroporto (20/06/2008)

O leitor Denílson Perozzo, da Capital paulista, escreve ao jornal O Estado de S. Paulo: "Em 2007, com o apagão aéreo e o acidente em Congonhas, muito se falou no expresso aeroporto, ramal ferroviário (...)

Capacete move automóvel por sinais cerebrais (19/06/2008)

Cientistas alemães da Universidade de Braunschweig desenvolveram um capacete que permite dirigir modelos de automóveis com sinais cerebrais sem contato elétrico