A Justiça suspendeu, por tempo indeterminado, o projeto piloto para instalação da Zona Azul eletrônica em cinco regiões da capital. Os testes deveriam ter começado dia 5, mas decisão judicial concedida no fim da semana passada paralisou a operação. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirmou que está recorrendo da decisão. A suspensão consta de medida liminar assinada pelo juiz Emílio Migliano Neto, da 7ª Vara da Fazenda Pública da capital paulista. Ele atendeu ao pedido de uma empresa de tecnologia que, segundo a CET, não havia se inscrito para participar dos testes após a publicação do chamamento público. Ele não deu detalhes do motivo da suspensão em sua decisão, segundo informou O Estado.
Dessa maneira, não há mais previsão de quando as cinco empresas escolhidas pela CET poderão começar os testes. Eles estavam previstos para durar pelo menos 30 dias, podendo ser prorrogados por igual período. Cinco regiões da cidade seriam contempladas, o que somaria cerca de 10 mil vagas de Zona Azul: as regiões de Pinheiros, dos Jardins, do Itaim-Bibi, do Paraíso e do Bom Retiro.
Modelos
Em cada um deles, uma empresa distinta deveria testar a tecnologia. Apenas a do Itaim-Bibi não contemplaria uso pelo smartphone de créditos adquiridos pela internet ou em pontos de venda. Lá, a ideia era usar parquímetros móveis que podem ser encontrados em lojas, bancas de jornal ou mesmo pela internet para fazer o controle dos minutos em que se é permitido estacionar.
Segundo a CET, nada seria pago pela companhia pela oferta da tecnologia e o lucro das empresas deveria vir da margem de ganho que já está prevista na venda dos talões atuais de Zona Azul. Depois disso, a CET decidiria se homologaria ou não cada um dos sistemas. De acordo com a companhia, todos os sistemas homologados seriam estendidos para as mais de 37 mil vagas de Zona Azul da capital - o sistema atual, de talões, continuaria válido.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 7 de novembro de 2012

Categoria: Mercado

Trem-bala terá parada na Água Branca (07/11/2012)

O Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará Campinas, São Paulo e Rio não deverá mais ter uma parada no Campo de Marte, na zona norte da capital paulista. A estação do trecho paulistano do trem-bala pr (...)