A Prefeitura de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, vai implantar a partir de fevereiro de 2013 o sistema de cobrança das vagas de estacionamento, por meio da Zona Azul. O projeto, de autoria da prefeitura, foi aprovado pela Câmara no fim de outubro e sancionado pelo prefeito Antônio Carlos da Silva no dia 8. De acordo com a prefeitura, a implantação da Zona Azul será feita em áreas comerciais e deve atingir, principalmente, as ruas centrais da cidade. Segundo o secretário de Trânsito, João Batista Amandes, a cobrança não irá afetar as áreas das praias.
"A cidade tem uma frota de 46 mil veículos e a região central tem 1.600 vagas. Então, a própria frota já satura a capacidade máxima tornando difícil achar vagas no centro. O objetivo é dar mais rotatividade de veículos estacionados o que irá melhorar o trânsito e fomentar o comércio", disse.
As vagas tarifadas serão implantadas nas vias localizadas entre a Avenida Engenheiro João Fonseca e a Rua Guarulhos. A Avenida da Praia, que está entre essas duas vias terá um trecho de 200 vagas com cobrança. "Ali é uma área comercial também, poucos turistas vão para aquela praia. Então, está incluída no projeto também", disse Amandes ao G1.
A prefeitura estima que medida só começará a valer depois do Carnaval em 2013. Serão cerca de 1.500 vagas para carros e outras 500 para motocicletas. Idosos e deficientes terão vagas reservadas. Como o projeto ainda não foi regulamentado, o valor não foi definido. Motocicletas devem pagar um valor inferior ao de veículos. A cobrança será feita de segunda a sábado, das 8h às 18h. A taxa não será cobrada aos domingos.
Cobrança
A Secretaria de Trânsito informou que o sistema será digital - o motorista digitará a placa do veículo no ponto de venda e retira o tíquete. Também será possível adquirir créditos pela internet e pelo celular.
"Não terá parquímetro. A empresa que vencer a licitação terá que negociar com comerciantes para instalar os pontos de venda. O motorista só faz a compra do ticket e não precisa voltar ao carro. A checagem é feita por um sistema eletrônico", afirmou. Segundo ele, funcionários da empresa selecionada farão o monitoramento e a fiscalização será feita pelos agentes de trânsito da prefeitura.
Amandes afirmou ainda que a verba arrecadada por meio da Zona Azul será aplicada nos programas da secretaria da pessoa com deficiência e do idoso. Não haverá nenhum repasse para melhorias no trânsito do centro. Na próxima semana, um decreto deve ser publicado com todas as definições do projeto e parâmetros para a elaboração do edital da licitação.
Fonte: portal G1, 10 de novembro de 2012

Categoria: Mercado

Justiça barra a Zona Azul eletrônica (07/11/2012)

A Justiça suspendeu, por tempo indeterminado, o projeto piloto para instalação da Zona Azul eletrônica em cinco regiões da capital. Os testes deveriam ter começado dia 5, mas decisão judicial concedid (...)