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O governo deu partida ao programa de concessão de rodovias e ferrovias, fixando nesta segunda-feira (12) o teto das tarifas a serem cobradas nas rodovias BR-040 (DF a MG) e BR-116 (MG). Os valores foram definidos com base numa taxa interna de retorno (TIR) de 5,5% para ambas as concessões, informou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O pacote de logística, anunciado em agosto pelo governo federal, prevê investimentos de R$ 133 bilhões, segundo a Reuters.
Com a TIR de 5,5%, a tarifa-teto por pedágio na BR-040 ficou em R$ 4,20. Quem vencer a disputa poderá instalar 11 praças de pedágio na via, mas só pode começar a cobrar depois que concluir 10% das obras de duplicação exigidas no edital.
No leilão da BR-116, o preço-teto para cada uma das oito praças de pedágio ficou em R$ 6,40.
O leilão dos 817 km da BR-116, da divisa MG-BA até a divisa MG-RJ, deve ocorrer até o final do ano, com o edital sendo público até o fim deste mês.
Segundo a diretora da ANTT Natália Marcassa, o edital do leilão da BR-040 deve sair até o fim de dezembro e o leilão dos 937 km da via de Brasília (DF) a Juiz de Fora (MG) deve ocorrer por volta do dia 20 de janeiro.
O preço, porém, deve baixar mais, considerando que vencerá a disputa quem se dispuser a cobrar o menor pedágio.
Segundo Marcassa, a TIR usada na tarifa-teto foi calculada pelo Ministério da Fazenda a partir de parâmetros como o risco Brasil.
Investimentos
A ANTT estima que o vencedor do leilão da BR-040 investirá cerca de R$ 6,5 bilhões em melhorias na rodovia, incluindo a duplicação de 557 km da estrada em um prazo de até cinco anos após a assinatura do contrato.
Os investimentos na BR-116 devem somar R$ 5,1 bilhões e também incluem a duplicação da via.
Fonte: agência de notícias Reuters, 12 de novembro de 2012

Categoria: Geral


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