A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) ficou estável na abertura de junho, já que uma maior queda dos custos de alimentos foi contrabalançada por aumentos em vestuário e habitação. O indicador subiu 0,21% na primeira prévia do mês, mesma taxa apurada no mês de maio, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
"Os grupos Alimentação, Educação, leitura e recreação e Saúde e cuidados pessoais apresentaram decréscimos em suas taxas de variação. Em contrapartida, apresentaram avanços em suas taxas de variação os grupos Vestuário, Despesas diversas, Habitação e Transportes", destacou a FGV em nota.
Analistas consultados pela Reuters previam taxa de 0,16%, segundo a mediana de 10 respostas que variaram de 0,03 a 0,24%.
Os preços de Alimentação caíram 0,46% nesta leitura, após baixa de 0,34% na anterior. O destaque foi a diminuição da alta dos laticínios, para 0,68% na abertura do mês, contra 1,57% em maio.
Os custos de Saúde avançaram 0,54% na primeira prévia de junho, ante 0,58% no mês passado. Os medicamentos reduziram a alta para 0,77%, contra 1,29% na leitura anterior, mostrando que o reajuste recente está perdendo força.
Já os preços de Vestuário subiram em ritmo maior, em 1,44% na abertura de junho, contra 0,99% em maio. Os de Habitação tiveram aumento de 0,71% agora, contra 0,65% antes, em razão da tarifa de energia elétrica.
Os preços de Transportes reduziram o ritmo de queda, para 0,13% na primeira prévia de junho, frente a baixa de 0,18% em maio, refletindo um aumento do seguro facultativo para veículos.
O IPC-S da primeira prévia mediu os preços de 8 de maio a 7 de junho.
Fonte: agência Reuters, 8 de junho de 2010

Via Anchieta terá trecho revitalizado (06/06/2010)

O trecho urbano da Rodovia Anchieta, entre o acesso à Rua Vergueiro até a Rua Virgínia Cardoso, será revitalizado neste mês, com obras que incluem requalificação paisagística do canteiro e novo sistem (...)